Wednesday, July 16, 2008

Agora Eu Sou Chinês?

Hullo!

Engraçado esse negócio de Olimpíada.

Entrou no ar nas últimas semanas a campanha nova do Mc Donalds, onde todo mundo aparece dando uma de chinês, comendo o novo lanchinho "com molho oriental" (yeah, right) e fazendo graça. Também acho interessante os programas que mostram a China só como um país interessante, preocupado em mostrar sua cara ao mundo e tudo mais.

Nada contra os chineses ou a cultura do país, de modo algum. Mas parece que de repente a tirania de Pequim, o problema do Tibet, o rígido controle de informação e liberdade de expressão que pareciam tão importantes para o ocidente há alguns meses, foram convenientemente varridos para debaixo do tapete em prol do espírito olímpico.

E por espírito olímpico entenda-se vender chaveirinhos das olimpíadas, camisetas, bonés, lanches, celulares e o diabo a quatro.

Mês passado traduzi um texto para a Rolling Stone Brasil que tratava justamente do sistema montado pelo governo chinês para cadastrar e vigiar seus cidadãos. Sistema que - surpresa das surpresas! - vem sendo construído justamente com a ajuda de grandes empresas ocidentais.

Para ler um trecho da matéria, basta clicar no link. Para o artigo inteiro, só comprando a edição número 22 da RS Brasil que já está nas bancas e tem na capa o candidato à presidência norte-americana, Barack Obama.

Cheers!

T.

4 comments:

Kajiya said...

Sempre que vejo aquele comercial do mc donalds, sempre faço a mesma pergunta: Existe mc donalds na china pelo menos?

Dan Ramos said...

Vendendo seu peixe, né safado? rs rs

Brincadeiras à parte, seu post é bem pertinente - tenho visto pouca gente em terras brasucas que estejam sacando esse lado da coisa, afinal a Grobo anda cegando todo mundo - o que me lembrou de umas peças que a Anistia fez especialmente para as Olimpíadas e que nem passaram perto das mídias brasileiras (fora blogs de publicidade).

Eis o link pra quem quiser olhar: http://www.brainstorm9.com.br/category/marca/anistia-internacional/

Abs!

Unknown said...

Eu já acho que seria meio que demais esperar ver o McDonald's fazendo propaganda com o slogan "libertem o Tibet" ou coisa do tipo... É assim que funciona o capitalismo, goste ou não. E, no fim das contas, quem é que dá a mínima pras Olimpíadas mesmo? O que importa mesmo é a Copa do Mundo...

Dan Ramos said...

Não é esperar que o capitalismo faça propaganda separatista-libertária, é só um pouco de lamento pelas pessoas iguinorantis. =P