Thursday, July 31, 2008

A Volta de 3D&T - Bastidores

Hola!

Como todo mundo já sabe a essa altura, 3D&T vai voltar com um novo manual, desta vez pela Editora Jambô.

Como curiosidade, o Cassaro gentilmente cedeu ao Laboratório o exato diálogo entre ele e o Guilherme - com uma ediçãozinha ou outra - via Messenger que acabou culminando na idéia de trazer de volta o sistema introdutório mais querido do país.


Guilherme: Tu tinha que estar aqui na loja agora...

Capitão Ninja: É? Por quê?

Guilherme: Um pessoal organizou umas mesas de RPG de Harry Potter aqui, tem umas trinta pessoas jogando 3D&T.

Capitão Ninja: Isso não é possível!

Guilherme: Estão usando a adaptação de Harry Potter que saiu na Dragão Brasil.

Capitão Ninja: Mas esse pessoal não larga mesmo o 3D&T...

Guilherme: Não tem sistema melhor para leigo.

Capitão Ninja: Fala que eu mando um abraço, e que eles são teimosos feito mula.

Guilherme: Hahahahahah

Capitão Ninja: Tive uma idéia maluca agora. Vem cá, por acaso vocês querem fazer um novo Manual 3D&T?

Guilherme: Nunca pensei nisso...

Capitão Ninja: Nem eu. Até agora.

Guilherme: Que um sistema para iniciantes está fazendo falta no Brasil, é evidente.

Capitão Ninja: Você sabe, eu parei de trabalhar com 3D&T porque a antiga editora deixou de fazer os acertos de direitos autorais.

Capitão Ninja: E pior, usavam a verba das vendas para sustentar a Dragão (quer dizer, aquilo em que a Dragão se tornou) depois que saímos.

Capitão Ninja: Esses são problemas que não existem mais.

Guilherme: Temos que ver até que ponto Reinos de Moreania vai cumprir a função de RPG para iniciantes. Porque dependendo disso, valeria ou não investir no 3D&T.

Capitão Ninja: Mo­reania não pode substituir 3D&T porque não é genérico. É bem específico para estilo D&D.

Capitão Ninja: More­ania é introdutório para o próprio D20, que é o carro-chefe da editora.

Guilherme: E 3D&T, atrai para o RPG em si.

Capitão Ninja: Sim. Vejam aí o que acham.


E sabem o que é melhor? Já vi o pdf preliminar e tá muito legal. Diagramação leve, várias ilustrações e novo formato. Tudo o que os fãs esperam há um bom tempo.

O novo 3D&T está em fase de revisão e ainda não tem data de lançamento.

Cheers!

T.

50 comments:

Vicente said...

Não seria o 5D&T?
Por que tenho o 4D&T já, não é?

Mas gostei desta notícia... achei bem interessante, e possivelmente eu compraria alguns livros...

Eu tenho váaaaaaaaaaaarios pra 3D&T, foi assim meu começo no mundo dos RPGs, se bem que começei direto no D&D, mas migrei rapidamente pro 3D&T pra entender melhor... quase mestrei uma campanha em 3D&T, mas eu achei muito complicado o sistema de combate, mas isso já faz uns bons 4 anos..., eu tinha apenas 16... xD

Abraço Dr. Careca, continue postando no seu blog, tá muito bom, visito quase diariamente... (ao menos uma vez por semana) =]

Snake said...

Tipo, se for 3D&T mesmo, e não algo como 4D&T, eu apoio mesmo a idéia. Acho uma boa.

Na verdade, tenho até uam sugestão ao Gui.

Acho que talvez ele deve-se pensar em lançar Moreania para 3D&T, com suporte para D20 na DS.

Sei lá, acho que manter um cenário em cada sistema, com suporte na revista, pode ser uma boa.

Bardo Louco said...

como ja disseram ates de min se seguir o velho estilo de mecanica do 3D&t tah de boa
é uma ótima noticia ja que encinar D&D pra leigos não é assim tão rapidinho...

Daniel Don said...

Uma boa mesmo se mantiver a simplicidade do sistema.

Só uma pergunta que não quer calar: será que as ilustras serão as NOVAS?

=D

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Bem, quero ver quais vão ser as mudanças que o livro recebeu em relação ao antigo Manual. Pois, se não mudou muita coisa vou ficar com o meu antigo mesmo.


Mas é bom saber que 3D&T está de volta.


Moreania para o novo 3D&T?
*ideia para pergaminhos anotada*


E por falar nisso, como vai ser o nome do novo 3D&T?

Ampliada, Revisado, Turbinado e Ressuscitado?

Marcelo said...

"Ampliada, Revisado, Turbinado e Ressuscitado"

Eu queria ter pensando nisso...

Scizornl said...

3D&T -> Second Edition? lol

3D&T -> Revisado e Relançado aehueahuea


Mas falando sério nossa tô até chorando com essa notícia valeu

Demiurgos said...

Já pensaram em uma revista especializada em 3d&t??

Com regras extras, adaptações de verdade (nada de apenas fichas dos NPCs), cenarios novos, materias engraçadas...

Acho que teria potencial para fazer sucesso, afinal, se os livros de 3d&t sempre venderam que nem pãozinho quente é porque tem muita gente que gosta de verdade do sistemas (3d&tmaniacos)!!

Marcelo said...

Estou pensando, primeiro, em acabar o manual básico.

E MAIS NADA!!!

Ed. J.D. Sterren said...

demiurgos

Sim, a idéia de uma revista especializada em 3D&T já foi até mesmo realizada, mas a idéia era tão fraca, mas tão fraca, que não vingou nem mesmo 5 edições.

Agora, uma '' breve '' análise sobre o caso de um novo Manual 3D&T.

Oh, isso é, de certa forma, uma faca de dois gumes.

Vejamos a vantagem disso... um novo manual com materiais novos e que poderá ser adquirido tanto em bancas e livrarias, o que pode aumentar significativamente o número de jogadores de 3D&T.

Entretando, vejamos agora desvantagem disso... um novo manual com regras novas, provavelmente diferentes das que vemos nos manuais de 3D&T e 3D&T Super.

Isso culmina no fato de que 3D&T, passando por mais uma mudança, e oficial, vai criar um novo patamar de regras, patamar que não combina ou não será encaixado nas regras vigentes, as quais liberadas para uso e modificação pelo próprio Marcelo Cassaro.

Para os leigos, o que isso significa? Mais manuais, desta vez oficiais, que terão de ser adquiridos, lidos, entendidos, tudo porque eu duvido, com toda a razão, que o Cassaro irá usar as regras vistas nos manuais antigos ( 3D&T ou 3D&T Super ) e apenas criar algo novo, algo que possa ser mesclado, sem interferências, com as regras atualmente em vigor.

Ou seja, mais dor de cabeça e trabalho. Isso significaria também que o trabalho de nosso colega Téko, quem idealizou e realizou a idéia de 3D&T Super ( novamente, digo que isso só foi possível com a permissão do autor de 3D&T, Marcelo Cassaro ), iria descer pelo cano, literalmente.

Eu gostaria mais que o Cassaro pudesse ler, na íntegra, o que é 3D&T Super e, a partir dele, sem modificar seu conteúdo, criasse um manual oficial, apenas adicionando o que mais ele queira que seja adicionado, de acordo com suas próprias idéias.

Para mim, é triste a notícia. É como você abandonar seu sistema nas mãos de um outro e novo responsável e só porque você finalmente ( Cassaro, seu estúpido! ) entendeu que o sistema faz sucesso, e muito, agora quer tomar de volta tudo o que você criou e o que nós melhoramos em quase 100%. Dar com uma mão e tirar com a outra é um jogo sem graça, uma piada muito ruim, Marcelo Cassaro.

'' E eu que pensei que as minhas piadas fossem ruins. '' - Coringa ( Batman, o Cavaleiro das Trevas )

JMTrevisan said...

É...sempre vai tem alguém que não entende.

Se eu fosse você esperava mais notícias aparecerem ou o livro sair antes de se sentir decepcionado.

Ed. J.D. Sterren said...

Então...

Mostre-nos a tal '' PDF preliminar ''.

Só assim eu poderemos dizer o que achamos realmente da idéia de um novo manual, se pode ser uma coisa boa ou ruim.

Porque o Cassaro chegar de surpresa com um novo manual, isso não é uma idéia que inspire muita confiança, principalmente daqueles que jogam 3D&T Super.

Se você quer que as pessoas gostem do seu produto, inspire confiança nelas antes de sair publicando notas sobre lançar um novo produto de, digamos assim... qualidade duvidosa. Se pelo menos o Cassaro e o Téko trabalhassem JUNTOS, aí seria outra história... pode contar que assim como 3D&T e 3D&T Super, muitas pessoas vão achar que esse possível novo 3D&T que o Cassaro pretende criar será visto como um sistema isolado ou apenas uma desculpa pra ele, Cassaro, dizer que não '' detesta '' tanto 3D&T.

Apelo para que ele reconsidere e aceite que ele, o Téko e os fãs de 3D&T Super trabalhem juntos, pois senão teremos três versões de um mesmo sistema, todas parcial ou completamente diferentes uma das outras.

É como ter AD&D, D&D e D&D 4a. Edição. Espero que tenha entendido.

E se o Cassaro ler isso e não gostar da idéia de ser chamado de estúpido, ele tem a escolha de reconsiderar e pensar no que estou dizendo ou... simplesmente ignorar e continuar a coisa como ele pensa em fazer ( e que eu consigo ver, com alguma clareza, no que muito provavelmente irá acabar... ).

Digo isso por experiência própria, acredite.

'' Ondo, ooondo, e os fãs levam no redondo! 3D&T novo no redondo deles! '' - Lula ( presidente pé-de-cana )

JMTrevisan said...

O engraçado é que tua critica tem mais cara de ameaça do que qualquer outra coisa.

O Cassaro admira a contribuição dos fãs, tanto que aprovou o 3D&T Super.

Agora essa de "me mostra o pdf" é de matar né? Ninguém é obrigado a gostar do livro novo ou da ideia do livro novo. E as edições anteriores tão ai pra quem quiser conmtinuar jogando. Nenhuma delas vai explodir se você rolar um d6. Juro.

Antes o Cassaro era estúpido porque noa continuou com o 3D&T. Agora é estúpido porque quer continuar. Vai entender.

Ed. J.D. Sterren said...

Não é estúpido porque não continuou. Achei muito decente a idéia de liberação de 3D&T.

O que incomoda é o fato de agora que a coisa tá indo bem ( aos poucos, mas está ), ele querer retomar as rédeas.

É como te darem um presente e você modificá-lo ao seu gosto com muita dedicação e, do nada, vem aquele que te deu o presente e dizendo que quer ele de volta.

Pense... Isso não é incômodo? É uma situação desagradável e desrespeitosa, principalmente para aqueles que se deram ao trabalho de fazer algo para que o sistema não caísse completamente no esquecimento.

E não estou ameaçando. Quem sou eu pra fazer ameaças? O fato é que eu contei minha opinião e receio, mas quem vai decidir ou não de fazer um novo 3D&T é o próprio Cassaro. Só gostaria, sinceramente, de que ele permitesse uma colaboração, digamos assim... maior, de gente que apóia e joga o sistema, como é o caso do Téko, quem atualmente tá mexendo com 3D&T Super.

Se o Cassaro quer trabalhar com um 3D&T, que pelo menos ele nos deixe colaborar diretamente e não através de cartinhas ou e-mails. Isso era o que eu achava o maior defeito e falha dele anteriormente com 3D&T. Ele não precisa aceitar todo os materiais com que queremos ajudá-lo, mas ficar inacessível e a decisão final depender só dele, aí complica...

Por isso que eu falei anteriormente para que ele reconsiderasse e fizesse uma melhor análise de como vai terminar o projeto... e não simplesmente fazer, sair publicando e esperando que gostem ( ele não parece homem disso... pode ser que ele também cague e ande para o que os outros pensam, pois tem mais a cara dele ).

Pense... se você vai fazer algo assim, que pelo menos permita ser ajudado e faça algo de bom gosto.

Snake said...

Cara, eu acho que você tenta "adivinhar demais" as coisas.

Espera o livro sair para "afirmar" isso ou aquilo. Criticar o escambau que for.

É claro, que disso tudo que você falou, algumas coisas, e só algumas coisa,s são realmente criticas construtivas e que o Cassaro deveria levar em consideração, como por exemplo, análisar o manual super.

No geral, relaxa, porque a forma como você escreve, se impondo e afirmando "demais da conta" não passa credebilidade nenhuma as poucas coisas que você realmente não só reclamou... ¬¬

Armageddon said...

O tal 3D&T Super é o da capa verde né não, Ed? Mas diacho, ele não muda quase nada lá, só inclui tabelas de armas que nunca usei (heohoe) e o que todo mundo já tinha feito (remanejar os atributos pra algo menos "destruição de tóquio")ao rolar campanhas low power.

Pelo release que saiu (onde a única pisada de bola foi aquela piada recorrente com as revistas) o sistema não mudou nada. Apenas incorporou alguns detalhes que já vinham sendo usados pelos mestres( apesar de que Inimigo tava bom como era heuheu)e algumas poucas definições usadas no 4D&T.

Cada um adaptou o jogo como pôde nesses anos, mas querer que o sistema deles mude pra acomodar a solução caseira de vocês no manual verde é tosca =D. Nós mesmo temos uma versão completa de um 3D&T adaptado (o E3) mas nem por isso vamos bater na porta da Jambô com tochas pra queimar os livros novos quando saírem. E olha que nós chegamos a pensar em lançar o livro numa gráfica rápida ^^

Por isso jovem, desencana. Nada a ver se queimar assim por causa de nada.

F.C. PEREIRA said...

De fato, não há melhor sistema para introduzir (sem malícia...) alguém no RPG... E como a primeira vez (com malícia...) as pessoas não esquecem... :P

Boa notícia... Quase tão boa quanto o manual de Kotor para Star Wars RPG, agora no mês de agosto...

Abraço... \o

Filipi said...

Cara, eu jogo de tudo, inclusive 3d&t e sempre usei o ultimo manual que saiu o Turbo. Como todo Mestre fiz minhas modificações como faço em quase todo sistema... Jah vi esse manual super e achei um lixo, não uso, mas isso eh problema meu, e não tiro o credito de quem fez, pelo contrario, acho que estão com a razão de fazer algo e dou o total apoio. Agora ficar criticando sem fundamento algum uma parada que nem sequer esta pronta... namoral... vão catar coquinho... num da pra entender essa gente...

Soneca said...

Cara... Excelente notícia. O 3D&T ( o bom e velho manual vermelho) foi o sistema que me fez entrar no mundo do RPG, quando era um moleque de quê, uns... 11 anos? E ainda hoje é um dos sistemas preferidos do meu grupo (quase o mesmo nesses oito anos, por sinal) pela simplicidade, praticidade e pela facilidade de improvisar.

Aliás,a mudança no sistema de magias é o que faltava para deixar o sistema perfeito para campanhas mais básicas e despreocupadas. Sinceramente, a parte de magias é a mais "chatinha" de 3D&T e se esse sistema novo for como o da versão fastplay, jogar com personagens arcanos deve ficar bem mais divertido.

Vicente said...

"Nenhuma delas vai explodir se você rolar um d6. Juro."

Ehehehe, que pena
uheuhehuehe
=]

Mas fiquei ansioso com a notícia, e além do mais, o que a jambô publicou me deu mais um gostinho de quero mais =]

Boa sorte!

Pedro S. Le Grazie said...

haha, apesar de tudoo , vamos esperar lançae e ver como fica xD

se sair bem será bem vindo, se não, 'não'.

lordlancaster said...

A parte de magias vir como a da versão fastplay é bem interessante.

Mas eu fico contente. Sempre achei o 3D&T simples e genial.

lf__ said...

E eu vou poder falar aqui o que sempre quis e nunca consegui. Não sei porque deste super preconceito com o 3D&T, não sei mesmo. Foi o sistema que me iniciou no mundo do rpg (faz o que ? 8 anos ?) e jogo ele até hoje. Conheci vários outros, joguei vários outros, só que a praticidade simples e divertida do bom e velho 3d&t são demais. Acho um desrespeito quando lançam bilhões de coisas para Tormenta e não incluem estatísticas de 3D&T no meio, foi ele o sistema que ajudou a tornar Tormenta o cenário mais jogado do Brasil (afinal, o pessoal começava a jogar rpg pelo 3d&t, rolava 3 aventuras batento em pokemon ou megaman e descobria que poderia ser um mago com chapéu de bruxo e tudo o mais, em um mundo completo e maravilhoso).
3D&T tem que ser tratado como o sistema de qualidade que é, não como um "quebra-galho".
Se realmente voltar o 3D&T, que aconteça isso.


Pronto, falei :)

lordlancaster said...

Bom, não acredito que isso aconteça. Acho que o suporte novamente dependerá dos leitores.

Ed. J.D. Sterren said...

Um dos meus receios sobre esse novo manual é justamente o que disseram acima:

Querer retornar com 3D&T como apenas um " quebra-galho " ou " arrisca tudo ", aquela velha coisa de " se der certo, deu, se não deu, dane-se ".

Vejamos só...

Tormenta com D20 como sistema principal é assim? Um " quebra-galho "? É óbvio que não.

Não sou contra o sistema de D20, sou contra os autores enxergarem 3D&T como um ponto de início para novos rpgistas e mais tarde e discretamente eles tentarem empurrar esses mesmos jogadores rumo ao sistema D20, porque quase sempre encaram 3D&T como um sistema " iniciante ". Esse foi o caso da revista RPG Master. Pra quem não sabia jogar e queria aprender, ela poderia até ser ótima, mas pra quem jogou ou joga 3D&T até hoje e já pode se considerar um " expert ", aquela revista era, no mínimo, fraca de conteúdo.

Eis mais um dos problemas de lançarem um novo manual: é o sistema novamente cair no esquecimento quando ele cumprir seu " propósito de criação ".

Armageddon said...

Tem uma coisa muito legal que tá rolando com essa "volta" do jogo que eu já comentei em alguns lugares e vou fazer de novo aqui( E vou passar a copiar e colar nos outros blogs que estão pipocando essa notícia huah)

Quando eu deixei de jogar GURPS pra mestrar 3D&T tive que ouvir muuuuita reclamação e aporrinhação de que era um jogo ruim, fraco, sem noção e blá blá. Todos os jogadores veteranos da época classificavam o 3D&T como lixo. Mas olha o que aconteceu aqui.

75% dos veteranos de hoje começaram a jogar com o 3D&T, e seu retorno é comemorado pela turma, e existe até preocupação quanto as mudanças de regras, e se ele vai ser um quebra galho ou não. Isso é bacana pra caramba hauhau ;D

Filipi said...

Bem, para mais informações oficiais entrem no site da jambo!!
tem uma nota do Cassaro lá!

abs!

Remo said...

Bacana mesmo o 3D&T retornar. O sistema é bom tanto para iniciantes (já o usei com esse propósito e a coisa rolou muito bem) quanto para jogos entre veteranos (joguei com meu grupo, assiduamente, por mais de um ano uma campanha de "Pokémon Black" usando o 3D&T, e foi ótimo). Pelo pouco volume e simplificade das regras, ele é inclusive bom para se elaborar "quick starts" de cenários existentes.

Quanto ao tal 3D&T "verde", bem, eu o baixei (e deletei algum tempo depois) por achá-lo, bem, verde. Os complementos de regras, como a tal tabela de armas, me pareceram supérfluos, específicos demais, indo contra a filosofia de simplicidade sob a qual opera o 3D&T. Achei infinitamente melhores os suplementos online como o Manual da Magia e o Manual da Fé -- bem usáveis com o bom e velho manual azul.

Agronopolos II said...

"Ampliada, Revisado, Turbinado e Ressuscitado"

Eu queria ter pensando nisso...tb


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Mas esperarei e verei se será "quebra-Galho" ou não
Se for eu continuarei com a minha versão pré super e com sistema de defesa do revisado
Afinal material dele não falta e tenho todos
Inclusive o resgate de Valkaria em 3D&T

Super 3D&T Turbo said...
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Super 3D&T Turbo said...

Bem pessoal, peço licença de me intrometer aqui.
Sou o Téko e dei uma lida neste tópico. Tenho a dizer o seguinte: os livros do Super 3D&T estão a inteira disposição do Cassaro (e também de quem interessar) para serem lidos e, talvez pesquisados para a inclusão de material no novo 3D&T.

Vou aproveitar este espaço e explicar a proposta e a história do Super 3D&T:
Eu, como muitos, encontrei algumas falhas no 3D&T, falhas estas que procurei consertar da minha maneira. O que aconteceu é que cansei de levar um monte de folhas impressas com minhas regras para as sessões de jogo. Daí veio a idéia (e também jogando Diablo II) de organizar estas regras em um livro. Consegui a versão em PDF do Manual 3D&T Turbinado e pensei: "Ufa! não vou precisar digitar tanto assim".
Nascia o Super Manual 3D&T. Pensei então em disponibilizá-lo na net, mas antes precisava conversar com o Cassaro. Falei com ele e consegui a autorização. E assim foi com cada novo manual que eu fazia par S3D&T.

Bem, já falei de onde veio, agora vou dizer pra quê veio:

S3D&T é uma maneira um pouco diferente de jogar 3D&T: com mais regras e um pouco mais de realismo. E devo discordar de todos que pensam que o S3D&T mudou só por causa das regras de equipamenttos; ele mudou por muito mais - leiam e confirmem.

Alguns conhecem o S3D&T e dizem coisas como: "tem armas? não é 3D&T"; "tem regras demais. Não é 3D&T"; "Perícias custando 3 pts? Muito caro". Pô, leiam o livro mas com olhos de que estarão lendo uma nova versão do sistema e não como se fosse o 3D&T apenas com conteúdo extra.

Eu defendo o sistema com a sua proposta: a de ser uma versão madura do 3D&T (e sem ser D20), com mais regras explicando diversas situações, como Fraturas e Amputações (uma de minhas preferidas) e até memsmo uma nova forma de distribuição de Experiência.

Bem, por enquanto acho que era isso. Abraço a todos.

lihzinhu said...

Cara...tipo 3d&t eh minha vida no RPG!
Ja joguei tantos outros...Storyteller, GURPS, D&D, Daemon, etc etc...ficavamos um bom periodo no sistema mas acabavamos voltando pro bom e velho 3d&t, que nos permite fazer trilhoes de adaptacoes! Jogavamos desde campanhas comicas de Pokemon ate grandes desafios em Tormenta!
Realmente a atitude é louvavel.
Se o resultado sera bom ou ruim, veremos.
Por enquanto so podemos elogiar (e muito) a iniciativa da volta do melhor sistema de todos os tempos!
(e que venha trilhoes e trilhoes de materiais par o 3d&t *-*)

Filósofo de Boteco said...

Pois é, nós (jogadores veteranos) reclamamos que o sistema é uma piada, mas tá aí a molecadinha jogando.

Q bom q uma iniciativa brasileira tá indo pra frente.

lf__ said...

Particularmente eu gostei do sistema S 3D&T, acho que o novo Alpha deveria ter vários das alterações contidas no verdinho...
Uma coisa deveria continuar: FOCUS !!! NADA DE ESPÍRITO !! FOCUS !!!

Daniel said...

Joguei muito 3D&T desde sua 1ª revista (street Fighter Zero 3), sempre comprando os manuais e aos poucos mostrando ao meu grupo que o sistema tinha potêncial, mas sempre faltava algo... Todos preferiam Gurps, Vampiro, D&D. Mas nunca encontrei nestes, a simplicidade de criar uma campanha como em 3D&T... O S3D&T, não é SUPERFULO como dito acima, é uma resposta àqueles que buscaram um avanço em seu sistema favorito, com uma mecânica diferênciada que em nenhum momento deixa de ser compatível com as versões anteriores do jogo... Há mais nele do que uma simples lida pode enxergar, mais do que adicionar uma lista de armas (elas fazem parte da mêcanica, e qual jogador de rpg não gosta de ter essa ou aquela arma mais forte ou mais afiada?)... Assim como as demais regras, na minha opinião estão mto bem amarradas!
A menos que o 3D&T ALPHA seja melhor que a versão do Teko, não abandonarei essa que considero o que de melhor já foi feito com este sistema.
3D&T tem fãs, e muitos... Cassaro não irá tratá-los como "quebra-galho", mas tb não tem como agradar todo mundo... Por enquanto mu voto fica com S3D&T, vejamos o que o ALPHA pode fazer...!

lf__ said...

Falou e disse, Daniel. Pra mim o S 3D&T foi o melhor de td que já fizeram, se o Alpha não agradar... permaneço com o super sim.
E ele tem focus, e não magia branca :D

lordlancaster said...

Eu só sei que vou comprar antes de fazer qualquer comentário.

Mas sinceramente, ainda acho que está rolando muita tempestade em copo d'água. Todo mestre experiente tem house rules. Eu mesmo, por exemplo, nunca gostei das regras para supers do suplemento U.F.O. Team. Eu as usava? Não. Simples assim.

Regra é base para o mestre fazer o que bem entender. Nada mais, nada menos.

Tiago Luís said...

Sabe o que me deixa intrigado? Ouvir falar que 3D&T é apenas um sistema para iniciantes, que é bom para introduzir o RPG, que só serve para campanhas anime/mangá.

Puxa, comecei a jogar RPG qnd saiu D&D pela GROW. Sinceramente, deve ter uns 15 anos. Já joguei Storyteller, Shadowrun (alguém aqui já ouviu falar?) e um sistema próprio medieval que possibilitou 2 anos de campanha em partidas semanais. Sempre torci o nariz para o 3D&T, ainda mais por causa das adaptações que saíam na DB: pareciam querer empurrar o sistema para os leitores.

Perdi o preconceito qnd fui mestrar umas aventuras no mundo de Arton para um grupo novato. Eu perdi completamente o preconceito. O sistema funcionava muito bem. Deixava liberdade para a criação de personagens, tinha uma mecânica atraente, só usava d6...

O melhor de tudo é que eu compreendi que 3d&t é um sistema completo. Isso mesmo, acho uma besteira comparar sistemas. Cada um tem sua mecânica e Defensores de tóquio funciona muito bem com seus 5 atributos básicos, com suas perícias e seu sistema de combate ultra rápido. Não acho que 3D&T deva alguma coisa a GURPS, ao D&D, ou ao Storyteller. Quer realismo? Faça personagens de 3 pts, não permita magias, coloque intrigas. Não é problema para o sistema. Quer interpretação? Fácil, só depende da história, do mestre e dos jogadores (dar xp por intepretação ajuda), não é função do sistema. Storyteller pode ser só porrada, mas vai virar uma merda jogar aquela porrada de d10 toda hora. Já 3D&T pode ser interpretação...pode ser medieval, pode ser futurista!

Vida longa ao 3D&T, não só como sistema para iniciantes, mas para veteranos que simpatizam com poucas regras, que preferem rolar menos dados e mais histórias, que abrem mão de tabelas para viverem aventuras doidas.

lf__ said...

Yo hoho
perfeito
3D&t é meu sistema favorito. "Não haverá tabela de armas jamais" discordo... quis deixar um pouco mais realista o meu jogo favorito, o super (verdinho) lançou as tabelas... adorei.
Vida longa ao nosso velho amigo.

Charles said...

Fagulha de esperança no meu e no coração de vários outros adoradores de 3d&t !

Kami said...

Nossa, quanta discussão!!!!
Bem, eu não me iniciei com o 3D&T, mas sim com o "Aventuras Fantásticas" (alguém lembra?), que, além dos livros-jogo, tinha um livro pra poder jogar com os amigos.
Mas confesso que minha primeira narrativa séria foi com 3D&T! Uma campanha com jogos regulares que durou 1 ano num cenário próprio. Bons tempos aqueles...
Não jogo mais o 3D&T, mas acredito que é um sistema muito importante, já que suas regras simples ajudam a introduzir o RPG aos iniciantes, deixando claro que não acho que o sistema sirva só pra isso, sendo um jogo completo. Como dizem por aí, "Small is beautiful".
Parabéns ao Cassaro e vida longa ao 3D&T!!!

GnuoyKun said...

Nooooh, foda!
Sempre joguei 3D&T com meus grupos, tanto como player (aventuras MUITo épicas como necromante) quanto como mestre agora para um grupinho com meus amigos iniciantes. Meu manual básico já tá mostrando os sinais do tempo ^^'
O que posso dizer é que esperarei ansioso se essa nova edição ainda for retrocompatível com os outros suplementos como Manual do Aventureiro e afins. Ou que pelo menos lançassem edições revisadas dos mesmos, porque sempre foram de grande ajuda em praticamente todas as aventuras.
Vou até assinar o feed aqui pra saber de novas notícias XD

beto said...

Bem acho otima a iniciativa,mais espero que haja um suporte para o sistema apos o lançamento do modulo, como sei q cassaro tera muito trabalho pela frente, acho que ele devera ter uma equipe pra ele supervisiona no desenvolvimento do sistema, ja que o cara anda muito atarefado, revisando todo conteudo de 3d&t e separando o joio do trigo,mas cenario, embora o sistema seja generico,em resumo,alguns suplemntos; e não só o modulo basico e depois 3d&T cair no limbo do esquecimento de seu criador, pois dependendo de nos, 3d&t estara sempre em nossas mesas de jogos.

Tales said...

Olá,

Quando meu colega me informou que iam lançar mais um manual 3D&T (pois estou fora do ar em relação a RPG), eu logo pensei: "espero que ainda se pareça com 3D&T".

Fiquei mais surpreso foi com o envolvimento direto do Capitão (o Ninja, não o Nascimento), do que com a notícia do novo 3D&T.

Enfim, após ler um dos tópicos mais comentados do Laboratório, nõ restam dúvidas de que o 3D&T pelo menos é polêmico. Concordo plenamente continuar com o "3", e desconsiderar o Super, pois como o próprio "autor" da versão diz, o sistema S3D&T foi feito a partir de sua visão para o jogo, e para torná-lo mais maduro. Então descosiderar suas modificações, mesmo que muitas vieram de matérias da DB, não é um crime ou sacanagem, como fora comentado. Mas um bom senso, pois a proposta do 3D&T é, e sempre foi, para iniciantes.

Para mim, que jogo o sistema a... bem, a mais tempo que muitos daqui, o jogo é completo. Pois RPG é lazer e diversão, e o 3D&T me da espaço pra brincar, ao invés de perder tempo lendo "N" manuais atrás da regra para momentos cruciais ou raros (Mas adoro jogar d20 também =D).

Então recebo com muito entusiasmo o 3D&T Alpha, sem menor dúvida irei comprá-lo, pois meu velho manual turbo, perde mais páginas por dia, do que meu tio perde em cabelo. Então preciso de um novo manual, e espero que logo saia os do Aventureiro, só tenho o que não é Turbo (o Turbo foi queimado... =P).

Em relação a Magias, digo que não gostei do "Extrema", concordo que o de "Focus" não é perfeito. Sei lá, tem que existir outra coisa. Vou queimar uns neurônios e depois comento.

Bem, agora que um milagre aconteceu, o 3D&T voltou! Vou conversar com o Bruno Duzzi, pra ver se voltamos com o Espaço 3D&T.

Um abração a Todos, e Parabéns Marcelo, pelo retorno do 3D&T.

Alpha, e lá vamos nós!

Atenciosamente,
Paulo Cézar "Tales".

Quaresma, "The" said...

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!! E então o Apocalipse foi evitado =D
Uma ótima notícia. Mesmo.
Desde que seja 3D&T MESMO, não aqueles fajutos 3WannabeD&D(aka Super Manual Turbo 3D&T) e o 4DisguisedD&D(aka 4D&T). Se precisarem de patrocínio eu posso contribuir com meus singelos 5 reais semanais que sobram das despesas da faculdade...


Sério.

Rodrigo Quaresma Maceió-AL

Mandrake said...

Cada um com seu cada qual.

particularmente eu acho o cassaruman genial embora genioso (rsrs) e confio nele (embora desconfie bastante também).

3D&T super é lixo (na minha humilde opinião) e espero a versão do cassaro ele tem crédito ainda comigo.

Dojo do Ronin Guthem said...

Gostaria é de saber se o CASSARO vai fazer um Concurso Nacional de Desenho, no site da DS, para mostrar que não é só de fichas que a mesa do 3D$Tista está repleta.

Já mencionei isso em muitos locais, e, inclusive, me propus a ilustrar a 'nova' edição do 'SUPER 3D&T', que, ao o que parece, nem vai rolar.

Mas, vamos ver. SE sair igual ao anterior, com poucas mudanças (com do Ampliado pro Turbinado) já valerá a pena por ser 3D&T.

O próprio criador desce a lenha no que criou... falando que temos que evoluir.
Mas nã vejo falhas no sistema, em comparação a outros.

Recursos? Opções?
Complicação.
Gurps te dá 500 pontos pra gastar, e perícias que custam 1/2
¬¬
D&D 3.5, ou o 4. tenho que reconhecer, É um bom jogo. Pra quem gosta.

Não vou abando nar o 3D&T porque ele é a essência do RPG.

RPG é um jogo. De interpretação. Com regras.
Se as regras são simples, implemente.

"A vida é simples. Nós quem complicamos tudo" - frase que eu criei.

Ronin Guthem (Sim, JM. Aquele do Orkut, do ano passado.)

₣₤Łקٱ₤ Яøđřįgџεş said...

Yatáááááá
Isso aew, esse eh o grande Ronin (no post acima do meu ^.^)
Como o Ronin disse, 3D&T é lenda, é o começo, é a origem (eu sei, existem outros sistemas mais antigos) porém quando eu digo isso, eu não falo de quando foi criado, mais sim, de como um RPGista DEVE começar a jogar, alguem que nunca viu RPG na vida, vai ter sérias complicações, se a primeira experiencia for D&D.
Já no 3D&T é simples, fica facil conquistar novos RPGistas com 3D&T, eu mesmo ensinei RPG através do 3D&T antigo para uns 30 karas diferentes na minha cidade, já passei por diversos grupos, e jogo RPG e um montaum de anos, e não pretendo largar o 3D&T naum u.u

Tá dexado o recado. e a vocês só dou um recadin ^.~
Se deixarem o RPG morrer, nós vamos ressussita-lo na nossa revista xDDD

obs: Ronin não esquece que vc fez a cicatris do meu personagem do lado errado do rosto, (ou ele tá olhando no espelho naquela foto o.O) e bota um chapéu amarelo nele na proxima ^.^

Wanderson Ogro said...
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Wanderson Ogro said...

Bom... não nego que detestei o tal "4D&T" nuca senti vontade de mestrar isso pros meus players, ainda acho que o 3D&T é o melhor RPG para iniciantes.

Com todas essas mudanças no sistema resolvemos MIGRAR para o novo World of Darkness, mas confesso que meu coração disparou ao saber o meu bom e velho companheiro 3D&T vai voltar.

não sei se estou escrevendo no lugar certo ou se alguem vai ser isso, mas... tenho saudades do bom e velho "diabo vermelho" :D

sabe aquelas noites de chuva? ou aquelas em que a mulher está de TPM? ou simplesmente nao tem nada pra fazer?
hehehe... nem precisava de jogadores experientes, bastava alguns kras com vontade de socar monstros pronunciando frases de efeito e a diversão era garantida.
:)

saudades dessa epoca....