Thursday, September 27, 2007

Halo 3 is Out...

...and I don't give a fuck about it.

Cheers!

T.

Tuesday, September 25, 2007

G-Files

Hola!

Ontem, dia 24, foi aniversário do nosso grande Greg (que tem sido muito citado ultimamente por aqui). Para não deixar passar em branco, aqui vão algumas raridades que encontrei entre as minhas papeladas ontem. São originais que, aposto, nem ele se lembra mais. Os primeiros são sketches de personagens de uma graphic novel que a gente queria fazer, mas acabou não indo para o papel (com direito à única página esboçada). O último é um vampiro - ou algo parecido - bem no estilo que consagrou o rapaz entres os fãs da Daemon e da Dragão Brasil.

Enfim, parabéns meu velho!



Cheers!

T.

JM Classics Vol. 1

Eae!

Uma das vantagens de se ter um scanner é poder preservar a memória dos seus trabalhos, guardar para as gerações futuras. O que na prática quer dizer revirar uma pá de caixas velhas e gravar em DVD um monte de coisas toscas só para poder envergonhar seu filho na frente dos amiguinhos dele daqui...sei lá...uns 15 anos.

Mas, falando serio, pra que esperar tanto tempo, certo?

Deixando a palhaçada de lado, minha idéia é caçar coisas legais (ou bizonhas) do meu passado longínquo e postar aqui. E nem é tanta coisa assim.

Isso serve como curiosidade e para que vocês vejam que eu também produzi coisas bem toscas quando era mais pirralho.


Jack (+ ou - 1990) - Por volta dos 15 anos entrei em um curso de HQs e caricatura. E uma das primeiras tarefas era criar tirinhas, tipo as que saem no jornal. Daí nasceu "Jack", um cara meio malandro idiota e doidão. Óbvio que para a minha cabeça psicopata de hoje em dia as piadas são bem inocentes (e até bestas), mas eu gosto delas. Se um dia fosse voltar a fazer tiras acho que ressuscitaria o personagem. Na época, acho que não fiz mais de seis tiras (e dessas achei 4 até agora), mas Jack daria origem a um outro personagem (que mostro mais tarde), que por sua vez daria origem muuuuuuuuuuuitos anos depois ao SPY. A reciclagem de idéias ainda vai salvar o mundo!




O NINJA (+ ou - 1990) - Meu primeiro personagem real, de verdade de quadrinhos. Mais um fruto do curso do SESC, foi uma parceria junto com um desenhista chamado Augusto. Era a primeira vez que eu podia escrever qualquer birosca que eu quisesse num roteiro e tinha um doido pra tentar desenhar. A premissa era o básico do plágio noventista: um ninja era transportado do Japão feudal para a Nova York do futuro junto com seus três inimigos magos. Tinha partes copiadas tanto de Ronin do Frank Miller quanto do clássico Aventureiros do Bairro Proibido mas também tinha seus momentos. Tirando o amadorismo da coisa e a bobagem da premissa, foi o esquema de "trabalho" mais interessante e eficiente do qual já participei: eu escrevia as historias entre quinta e sexta-feira, levava no sabado para o desenhista e uma semana depois tinha tudo pronto nas mãos. Se a memória não me falha foram 11 histórias ao todo, antes que eu desencanasse sem motivo aparente. A grande curiosidade das páginas a seguir é que ela mostra um pouco da primeira picaretagem da minha carreira: na época (e às vezes ainda hoje) eu tinha seríssimos problemas pra fazer diálogos que envolvessem mais de dois personagens. Para me livrar do sacrifício de escrever as partes em que apareciam o ninja e os três magos, resolvi inventar que os vilões haviam enfraquecido demais durante a viagem no tempo. E o único meio de se salvarem era o ritual da unificação, que aconteceria algumas páginas mais tarde. Ou seja, os três magos viraram um só e acabaram meus problemas. Ah, sim: essa "arte-final" horrivel não é culpa do desenhista. É minha, que resolvi brincar com a minha caneta nanquim encima de uma copia reduzida.


ZineInsano (1994) - Este fanzine é histórico na minha vida por vários motivos. O primeiro é que marcou minha primeira parceria com Greg Tocchini (depois vou scanear a história para vocês verem. Mas sem empolgação: o roteiro sux) e o segundo é que foi justamente ele quem levou nós dois até a Dragão Brasil. Foi um exemplar desses que entreguei ao Cassaro na tentativa de publicar minha primeira HQ (e a gente enganou ele direitinho!). A edição contava também com trabalhos de Paulo Padilha, Fernando Aoki e Sheila . A capa é uma ilustração minha tratada digitalmente pelo Aoki através dos "moderníssimos" recursos da época. Foi meu último trabalho como amador.


Amanhã tem o volume 2!

Cheers!

T.

Monday, September 24, 2007

Rabiscando

Hey!

Tava lendo alguns comments. É engraçado como praticamente ninguém sabe que eu desenho. E calma, a culpa é minha mesmo.

Na real, desenho muito antes de escrever. Até os 15 minha idéia era ser desenhista e roteirista. Com o tempo me liguei que:

1- escrever era mais fácil.
2- eu ficava muito mais satisfeito com o meu trabalho escrito do que com o desenhado.
3- a concorrência era menor. Tem muito mais gente competente desenhando do que escrevendo.

E aí desencanei de desenhar profissionalmente.

Mesmo assim, curto rabiscar alguma coisa como passatempo. E agora que tenho scanner posso mostrar pra mais alguém além do povo que aparece aqui em casa de vez em quando.

Por sinal, lá vai mais um!


Cheers!

T.

Moral Check!

Ahoy!

De uma conversa entre este que vos fala e ninguém menos que Marcelo Cassaro - pelo Messenger - a respeito do conto introdutório da aventura Contra Arsenal:


Cassaro: Resolvi nem tentar fazer um diálogo Arsenal e Keenn, igual o Leonel, hehehe...

JM: Se vc contar isso pra ele o cara vai ter um enfarte de emoção.

Cassaro: Não dá pra superar Keenn gritando na cara do Arsenal e ele decidindo que precisa de um copo de vinho...

JM: Dá vontade de postar essa conversa no meu blog. Hahahahahaha.

Cassaro:: Heh, cê que sabe.

JM: Vou postar então. O povo vai curtir.

Cassaro: Jóia.


Isso, claro, vindo do editor prepotente, megalomaníaco, egocentrico e narcisista que - dizem - o Cassaro é.

Mas enfim...que moral, Leonel!


Cheers!

T.

Tuesday, September 18, 2007

Hey Kids!

Ho!

Mais desenhos divertidos!






Cheers!

T.

Quick Answers!

Yo!

Kajyia disse: "Nunca gostei de jogos de futebol. Acho que sou um dos poucos neste mundo."

JM: You're losing a lot of fun, boy!



Doc Hair disse: "É impressão minha, ou o tio JM só chuta no meio do Gol?"

JM: Chuto onde a bola entra. ;)



Rocha disse: "Você acabou de ultrapassar as barreiras do nerd. E para alguém que escreve RPGs isso é BEM difícil."

JM: Mal aí. Pensei que a barreira tinha sido quebrada quando a mesma pessoa resolveu escrever para 2 cenários diferentes, produzir RPGs em pdf para a gringa E montar um site de notícias sobre o hobby. Olé!


Cheers!

T.

The Beautiful Game!

Hey!

Todo mundo sabe que eu adoro futebol, certo? E todo mundo também sabe que eu sou um viciado em games, certo?

Pois bem: aqui vai minha primeira coletânea de gols marcados no Winning Eleven/Pro Evolution Soccer de PC. Perto dos viciados de plantão eu sou praticamente um amador, mas até aí dane-se.

Além do mais, a edição ficou legal e a música do Interpol por si só já vale a pena...





Cheers!

T.

Friday, September 14, 2007

RSS

Opa!

Olha que legal! Agora você pode se cadastrar para receber os updates do blog através de RSS, mesmo eu não entendendo porra nenhuma disso aí e não tendo a menor idéia de como funciona.

É o Laboratório do Doutor Careca trabalhando para trazer o futuro mais perto de você!

Argh!

Cheers!

T.

Tuesday, September 11, 2007

Pau que Nasce Torto...

Ahoy!

Já dizia o filósofo cumpadi Washington: "Pau que nasce torto nunca se endireita".

Eu segurei a "informação" porque sei lá né? A gente tenta ter fé nas pessoas, na boa vontade, na palavra e no mínimo de bom senso no cumprimento das leis. E faz isso só pra descobrir que nasceu pra ser feito de tonto.

Há pouquinho menos de um ano fechei um acordo judicial com a editora outrora conhecida como Talismã. O acordo assinado em tribunal previa o pagamento de uma quantia X em 11 vezes e uma multa de 60% sobre o valor total em caso de não pagamento ou atraso de qualquer uma das parcelas.

Pois bem: 8 ou 9 meses depois pararam de me pagar.

E lá vou eu agora com advogada protocolar pedido de cobrança da multa e mais toda aquela burocracia. Depois vão ter que correr atrás do Seu Ruy Pereira e da Dona Teresa para ver se ainda existe dinheiro no caixa. Ou seja: mais encheção de saco. Mais dor de cabeça. Mais palhaçada.

E desse povo dava pra esperar mais o quê?

Cheers!

T.

DS + DB?

Heil!

A mente das pessoas é uma coisa fascinante.

Em um post bem intencionado no Orkut cogitou-se que a DS e a DB iriam publicar em suas páginas duas matérias conjuntas, um esforço de parceria e união em prol do mercado de RPG e do reerguimento da revista publicada pela outra editora lá.

E como foi esclarecido pelos lados do próprio Orkut, lógico que não era nada disso.

Na real foi uma bobeada leve do autor + desencontro de informações + quaisquer anomalias provocadas aleatoriamente por Nimb no momento. E só.

Por outro lado é sempre bom reforçar que a gente não tem nada, mas nada mesmo contra o Sílvio. Muito pelo contrário.

O rapaz é um cara legal, honesto, esforçado e extremamente bem intencionado. Além de ser nosso amigo e gostar de cerveja.

Nosso problema é, sempre foi e pelo jeito vai continuar sendo, com a editora e a máfiazinha de picaretas que administra a dita cuja.

Cheers!

T.

Cartão amarelo...

...o próximo é vermelho.


Cheers!

T.

Tuesday, September 04, 2007

O Crânio e o Corvo - Out NOW!!!!

Wie gehts?*

Não tem muito o que falar: O Crânio e o Corvo à venda já, no site da Jambô.

http://www.jamboeditora.com.br/editora/tor-ceoc.php#

Se você gosta de Tormenta, compre e leia.
Se não tem dinheiro pra comprar, peça emprestado e leia também.
Se conhece alguém que nao gosta do cenário, empreste.

Mais uma vez gostaria de agradecer ao Leonel pelo trabalho fantástico, ao Gui por aguentar meus ataques, ao Fábio pelo design do título e - de novo - ao Greg pela capa perfeita.

Agora é começar a pensar no último livro da trilogia... :)

Cheers!

T.
*assessoria de alemón by Carolzinha.:)