Thursday, March 27, 2008

Diário de uma Trilogia: Episódio 1

Hooh!

Já que faz tempo que não escrevo uma vírgula sobre Tormenta por aqui, resolvi quebrar o jejum com estilo.

Essa semana recebi os primeiros capítulos do romance que encerra a trilogia que se iniciou, oficialmente, no dia 21 de outubro de 2003 (data da primeira mensagem enviada à lista que mantemos até hoje para discutir os projetos literários). E por isso, resolvi iniciar uma série de posts (que apesar do titulo, não serão diários) sobre os bastidores do processo de criação.

O plot geral da trilogia toda está resolvido desde o início, 4 anos atrás. E uma das coisas que me deixa bem satisfeito é o fato de terem ocorrido pouquíssimos desvios de percurso desde a idéia original. Sinal que sabíamos o que estávamos fazendo e - surpresa! - ainda sabemos. Take that, suckers!

Já o plot do último livro é uma decorrência tanto de "O Inimigo do Mundo" quanto de "O Crânio e o Corvo". E é aí que o bicho pega. Porque depois de mais de mil páginas de história publicada é normal que sobrem pontas soltas para todos os lados e mais milhares de explicações a serem dadas ALÉM da conclusão da história em si.

Assim sendo, este terceiro romance tem passado por um processo muito mais cuidadoso. E lento.

Foram inúmeras as discussões para determinar o enredo e tem sido um verdadeiro desafio destrinchar o quebra-cabeça de certos pontos chave da trama. Boa parte já foi resolvida, algumas discussões acaloradas aconteceram mas tenho certeza que nesta próxima fase (a que o Leonel escreve e vai me mandando os capítulos aos poucos) devem rolar pelo mais algumas. Pelo menos é o que eu espero. Sério! É a parte mais divertida, ficar duas horas e meia no Skype conversando com o Leonel para tentar provar que o caminho B é muito melhor que o A, originalmente planejado. No placar geral somando os outros livros acho que ainda estou ganhando. Acho que vou dar uma webcam de presente pro moleque só para ver a cara dele cada vez que ele oferece uma alternativa e eu digo: "Leonel...não".

Só não dá pra fazer isso com o Cassaro. Não há clérigo de Hyninn (quem?) que dobre o infeliz. O cara é chefe de fase...

Enfim...os capítulos iniciais.

A primeira coisa que senti foi: o time se entrosou. Depois de tanto tempo trabalhando juntos, acho que o Leonel já tem em mente o modo comop eu edito quando está escrevendo o livro. Assim como eu levo em consideração o estilo dele quando estou fazendo as correções. Isso diminui absurdamente a margem de erro e baixa bastante o fluxo de arquivos indo e voltando com revisões. Já tinha acontecido isso um pouco em "O Crânio e o Corvo", mas agora acho que é mais forte. Tudo bem talvez seja cedo para cantar vitória, mas tenho quase certeza que o processo deve seguir assim até o final daqui a alguns meses.

O Prólogo é sem dúvida o melhor da trilogia, embora eu seja muito suspeito para falar. Se você acha que vai ter que esperar páginas e páginas para saber algo interessante sobre pelo menos um dos personagens, esqueça. Ao invés de desviar o foco, este pequeno prelúdio conta com detalhes algo que todo mundo queria saber faz um tempo. Inclusive eu.

Na verdade, acho que é uma das partes que a gente - eu e o Leonel, mas preciso confirmar com ele - mais esperava. E funcionou direitinho.

Preparem-se para ver um reino bem popular, novos personagens, velhos conhecidos e algumas surpresas. E eu só li até o capítulo 3.

No restante, poucos erros, poucas divergências, algumas dúvidas e nada grave que eu acho que deva ser mudado.

Assim que tiver mais algo de interessante a gente volta com o Episódio 2 (não aquele).


Cheers!

T.

9 comments:

Unknown said...

Volto a dizer: o caminho A, na verdade, era muito melhor que o B. Go A! A power!

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Quando o Palmeiras for campeão paulista, você vai falar algo sobre o roteiro do terceiro livro? :D

Naoya said...

Finalmente o próximo livro ta a caminho =3 mal posso esperar =D.

Unknown said...

Posso dar sugestão: umas ilustraçõezinhas, por favor!!!! OCeoC carece disso...

No mais, estou no aguardo!!!

Abraço

Luiz Filipe

JMTrevisan said...

Ilustrações? Not a chance.Sorry:)

Alonso said...

Novamente o Doutor Careca nos deixando com agua na boca.

Na boa não achei ruim a ideia do Kriok. Adoraria antes de cada capitulo ou "parte" do livro uma ilustração dos pincipais personagens bem ao estilo da capa do CeoC.

PS: Trevisan sera que um dia o filme que vc fez numa certacontenda no XV EIRPG vai brotar na net? É que a que filmei enquanto você filmava ficou bem ruizinha heheheheheh

JMTrevisan said...

É...mas ninguém ia achar legal pagar mais por causa das ilustrações. Então é não mesmo. Além de outros motivos editoriais.

Tua filmagem ficou ruim porque Exú não aparece em câmera. Ainda bem que a minha era tipo a do Fatal Frame. Minha filmagem tá ótima.

Cheers!

M.

Snake said...

Mals... Pelo menos imagens de abertura de capitulo ia ser style mesmo, que pena.

Oh Trevisan, já que é o último (embora isso podia ser padrão..) podia ter um índice, com nome de lugares e personagens, o significado dos nomes e tal. Feito os livros do Bernard Cornwell, por exemplo. Pode ser legal.

Um mapa novo. Ala SdA mais com Tamura no lugar certo. xD

Abração!

Mauro Garcia said...

Poderiam lançar um quarto livro no maior estilo "What If..." da Marvel.
aUHAUhuaHAauhAHh

Ta, falei merda...
Mas aguardo ansioso pelo último da trilogia.

=D