Monday, February 18, 2008

Hitlist 2 - Parte 1

Oy!

Conforme prometido, aqui vai uma lista de filmes indicados pelo nobre careca que vos escreve.

Cada filme vem acompanhado de seu respecitvo link na Internet Movie Database (ou IMDB), um site fantástico que eu inexplicavelmente omiti em minha lista de sites favoritos. Em especial, indico a sessão "trivia", que sempre tem curiosidades muito legais sobre cada filme.

A lista não tem uma ordem específica e está bem longe de estar completa. Fiz assim, sem pensar muito mesmo. E tentei evitar coisas muuuuuuuuuuito óbvias como Star Wars, Senhor dos Anéis e Piratas do Caribe.

Seven (Se7en) - um dos melhores filmes que já vi na minha vida. Roteiro perfeito e performances memoráveis de Gwyneth Paltrow (na época, praticamente uma ilustre desconhecida), Brad Pitt , Morgan Freeman e Kevin Spacey. Sensacional.


Possuídos (Fallen) - quando Seven fez sucesso, a maioria dos estúdios saiu como louco atrás de outro filme do gênero que pudesse repetir a fórmula. "Possuídos" foi único que chegou perto (mesmo estando longe). Com o ótimo Denzel Washington e o sempre competente Jon Goodman. Detalhe para o uso criativo da música "Time Is On My Side", dos Rolling Stones.


Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrells) - típico filme do cineasta inglês Guy Ritchie: um grupo de rapazes tenta faturar uma bolada em um jogo de poker e acaba devendo uma grana alta pra um chefão do crime. Filme simples, roteiro inteligente e uma ótima edição. Foi aqui que surgiu a bola da vez dos filmes de ação, Jason Statham. Participação de Sting.


Snatch (Snatch) - mais um do Guy Ritchie (que aliás, é marido da Madonna). Criminosos e trambiqueiros atrás de um diamante extremamente valioso. Conta com Brad Pitt no papel de um boxeador clandestino cigano totalmente inintelígivel.


Procura-se Amy (Chasing Amy) - desenhista e roteirista de uma série em quadrinhos vão à uma convenção em Nova York e um deles se apaixona por uma garota. O problema é que ela é lésbica. Ótimos diálogos do grande Kevin Smith. Se você acabou de tomar um fora, passe reto.


Sunshine: Alerta Solar (Sunshine) - já falei bastante sobre o filme ultimamente, mas não tinha como deixar de fora. A trilha sonora é uma das melhores que já ouvi.


Hackers (Hackers) - sinceramente, para os padrões de hoje o filme é bem besta, estilo Sessão da Tarde. Mas na década de 90 foi o máximo ver os tais hackers invadindo sistemas e o diabo a quatro. Ah! E tinha a Angelina Jolie novinha...


Cova Rasa (Shallow Grave) - três amigos resolvem alugar um quarto no apartamento que dividem. Eles acham o cara ideal, mas o fulano aparece morto sem maiores explicações pouco tempo depois. À partir daí a coisa só complica. Primeiro filme de destaque do diretor Danny Boyle, que também conta com dois atores bem conhecidos em início de carreira: Ewan McGregor (Star Wars) e Christopher Eccleston (Dr. Who e Heroes).

Trainspotting: Sem Limites (Trainspotting) - esse sim o grande sucesso que alavancou as carreiras de Danny Boyle e Ewan McGregor. As "aventuras" de um grupo de jovens escoceses viciados em heróina e suas trágicas consequências. O filme ficou conhecido por quase ter sido proibido no Brasil e por transformar "Born Slippy" da dupla Underworld em um verdadeiro hino da música eletrônica.


Oldboy (Oldboy) - uma das histórias de vingança mais brutais já concebidas por um cineasta. Ainda bem que é coreano. Se fosse norte-americano, muito do roteiro teria se diluído graças às exigências morais e politicamente corretas de Hollywood.


Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China) - um clássico. Típico caminhoneiro americano decide ajudar o amigo chinês que teve a noiva sequestrada por uma mitológica entidade. Como se não bastasse a qualidade da película, o título original é maravilhosamente criativo.


O Ataque dos Vermes Malditos (Tremors) - monstros gigantes subterrâneos aterrorizam uma cidade no deserto norte-americano. Trash, simples e perfeito. Anos depois acabou virando uma série de TV bem tosca.


Sexta-Feira 13: Parte VI (Jason Lives: Friday the 13rd Part VI) - não é nem o caso de ser o melhor filme da saga de Jason Voorhees. O filme ganha seu lugar na lista por duas cenas de morte: a do motoqueiro é a da garota no trailler.


A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) - quem viu os filmes seguintes da série acha até difícil imaginar, mas o filme de estréia do maníaco Freddy Krueger ( que contava inclusive com um jovem Johnny Depp no elenco) era realmente de dar medo. A simples lembrança das garras raspando nos canos de metal em uma das cenas já dá calafrios.


It (It) - adaptação de um dos melhores livros do mestre Stephen King, "It" conta como um grupo de garotos enfrentou a força maligna personificada pelo palhaço Pennywise. Anos depois a ameaça volta e eles são obrigados a se reunir novamente para salvar a cidade de Derry. O final é meia boca, mas o resto do filme vale o aluguel.


RoboCop: O Policial do Futuro (RoboCop) - mais uma franquia que se perdeu no limbo das continuações terríveis ( e, quem diria, Frank Miller deu sua contribuição roteirizando RoboCop 2). Na época, entretanto, o filme era o auge da violência e ninguém parava de falar da cena em que o bandido tomava um banho de ácido. E lógico, todo moleque imitava o pescoço duro do RoboCop andando.


Hellraiser (Hellraiser) - fulano escapa do inferno e é perseguido por uma trupe de demônios invocados, os Cenobitas. Na época, Clive Barker era o cara e o monstrão Pinhead tirou o sono de muita gente. Eu, por sua vez, ainda quero um chaveirinho daquele cubo maldito que chama os demônios.


Logo mais a parte 2!


Cheers!

T.

3 comments:

Anonymous said...

o unic que não gostei foi trainspotting, tipo ver uma vez é interessante, mas eu considero um filme legal aquele que vc est trocando de canal e ve o filme passando e diz... essa cena é legal.

Tipo no Highlander 1, ele duelando bebasso.

Anonymous said...

Não conheço muitos filmes da lista, dos que conheci não assisti todos.

Mas destaco Procura-se Amy, que reprisou a pouco tempo na TV Bandeirantes. O filme é muito bom.

Anonymous said...

Nossa, tem muito clássico nesse meio aí. Robocop, Tremors, Hellraser, Seven... Aventureiros do Bairro Proibido então, é foda demais!

Um antigão e bastante desconhecido que recomendo muito é Dog Soldiers. Como dizem sobre o ele: não é um filme de lobisomens com soldados. É um filme de soldados com lobisomens.

E acrescento: tem os melhores lobisomens que já vi em um filme, além de um clima muito maneiro.