Wednesday, April 01, 2009

O Trio e o Tormenta 4E

Hey!

Tem coisas que a gente não espera. A sabedoria popular prega que qualquer indivíduo, depois de tomar muita pancada na cabeça, aprende a tomar um pouco mais de cuidado ao tomar suas decisões. Hoje conclui que se isso é verdade, sou a exceção que contraria a regra.

Quando eu e meus companheiros Marcelo Cassaro e Rogério Saladino saimos da Editora Talismã nos idos de 2005, foi a Editora Jambô quem acolheu a nós e ao cenário de Tormenta. Foi inclusive quem viabilizou a trilogia de romances baseada no cenário, atrasada e jogada às moscas nateriormente.

Pois bem, de lá para cá só tivemos alegrias. Nosso relacionamento foi sempre o melhor possível, baseado no profissionalismo e no respeito.

Tudo isso mudou hoje pela manhã.

Para a minha surpresa, dei de cara com a notícia de que Tormenta será publicado este ano não só em versão OGL, mas também no sistema da quarta edição do RPG mais popular do mundo, Dungeons & Dragons.

Se você é um membro razoavelmente atuante na comunidade RPGística virtual ou costuma ler a Dragon Slayer, já deve ter entendido que nós, do Trio, não gostamos da 4E. Que abominamos o novo estilo implantado pela WotC. E se tem um pouco de inteligência e bom senso, já deve ter imaginado o quanto ficamos frustrados e emputecidos com a notícia.

Antes de qualquer coisa, quero deixar muito claro que foi uma decisão EXCLUSIVA e UNILATERAL da editora, provavelmente visando (teoricamente) um público maior, evitando assim que a bolha do RPG nacional estoure e piore ainda mais a crise que abala nosso hobby. Nós, por sua vez, não temos NADA a ver com isso e não estavamos sequer cientes da decisão.

Trata-se de uma atitude de falta de respeito, de bom senso e até ilegal. Estive conversando com o Cassaro hoje pela manhã por telefone e juntos elaboramos uma carta formal a ser enviada à Editora Jambô comunicando o nosso desligamento do cenário, da empresa e notificando as medidas legais que tomaremos subsequentemente a fim de resgatar a marca Tormenta. Devo falar com o Rogério ainda hoje à tarde.

É uma pena, mas certas coisas às vezes precisam ser feitas da pior maneira.

Em respeito aos leitores e seguindo a postura tranbsparente que sempre tivemos, coloco disponível para download em .pdf a supra-citada carta, para que todos saibam o que realmente está ocorrendo.

Cheers!

T.

28 comments:

Sambarilov said...

Ridículo! Tormenta na 4ª edição!!
É uma falta de respeito por parte da Jambô!

Eles que vinham fazendo um trabalho tão bom com o cenário!!

Sorte ao trio.

Anonymous said...

Trevisan, vai se f****!

Como você mesmo disse, a gente só aprende depois de tomar pancada na cabeça.

E depois do 1º de abril do ano passado, eu não acredito em mais nada do que você escreve neste dia... :D

Fellipe Soares said...

Estava até começando a gostar da Jambô, por dar uma moral ao 3d&t novamente, mas essa foi o CAOS!

Que Nimb role péssimos dados e "Pega eles Ragnar!!!"


Abraços do Arcano.

Rodrigo "Qu4resma" said...

Ave, a quarta edição fede D: se um dia ficar descente, só quando for [b].5[/b], da mesma maneira que o [b]3.5[/b] é foda. Estou conversando com uns amigos e montando um abaixo assinado online contra o Tormenta 4E e assim que estivemos tudo pronto, eu passo aqui e deixo o link.

Boa sorte ao Trio.

Cyaz

Leonardo T. said...

Eu curto demais o Primeiro de Abirl, hehehehehehe ^^v!

GJ said...

Tava na cara que a Jambô não ia resistir a onda 4e... Agora, onde eles encontrarão outros para escrever?

Rodrigo "Qu4resma" said...

http://www.abaixoassinado.org/webroot/assinaturas/abaixoassinado/4081

Aqui está o link do abaixo assinado. Vamos lá galera, vamos lutar pelo boicote à Tormenta 4E!

João Ricardo Cavali said...

E Tormenta 3d&t Alpha nada né. Porra Jambô, num força..

Red_Spartan said...

Primeiro de Abril né? ^^

Anonymous said...

é, hj vou desconfiar de tudo

Anonymous said...

Cara Doutor Carecas, não costumo postar por aqui, mas vou dizer, essa é a decisão mais acertada que a Jambo tomou, espero que a Privater Press também chegue a mesma conclusão e adapte Reinos de Ferro.

O clima Steam Punk tem tudo haver com os poderes diarios, golpes de Street Fighter.

Funfas said...
This comment has been removed by the author.
Funfas said...

Chora molecada! Chora!

Thiago Laurentino said...

Isso é Primeiro de Abril, não?

Unknown said...

Ô Trevis, isso já foi longe demais...

Sério, cara, processar já é demais, não acha? Te garanto que, quando a gente chegar aí em SP, resolvemos tudo numa mesa de bar, sem problemas. Vocês já *jogaram* a 4E? Vou mestrar pra vocês, nem que seja à força!

Abração, meu. Pensa bem no que tu tá fazendo.

Petri said...

Jambeiros malditos! Bastardos.

Que aquela loja pegue fogo.

Justo agora que ia sair o Império de jade...

Pulhas!!!

Unknown said...

NÂO!!! Tormenta na 4E não.


Agora fiquei triste.

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Uma pena, Trevisan.
Mas o Trio tinha que acordar para a crise que está afetando o mercado de RPG já faz alguns anos. Tormenta não iria mais dardinheiro, assim seria cancelado.

Com as maravilhas do 4E e a nova GSL, essa foi a decisão mais inteligente que a Jambô poderia ter feito.

Burrice do trio não entrar na nova onda.

Vitor FY said...

Bem Trevisan, to acompanhando esse problema só agora, não tive tempo à tarde, mas realmente acho uma pena essa decisão da Jambô, conheço arton desde o livro básico, e sei pelo que vocês passaram.

Se possível gostaria de conversar contigo. Eu to atualmente trabalhando na Devir, correndo pra fazer o livro da 4E sair, mas desde sempre fui fã de Tormenta e até apoio o lançamento do Tormenta OGL. Sou meio novo lá e não tenho muita influência, mas se puder ajudar em alguma coisa só pedir. Realmente gostaria que o Tormenta continuasse na mão do Trio, não quero uma segunda Dragão Brasil e nem mais projetos de RPG falindo no Brasil.

Bem, deixou aqui meu msn, me adiciona se quiser.

yamana_vitor@hotmail.com

Vinicius "Beheld" Alvim said...

Sinto muito Trio, mas estou muito feliz que a Jambô teve coragem de fazer o que vocês não fizeram!!!

Estou apoiando a 4ª edição de Tormenta com todo furor! Esse pensamento retrógrado de vocês só poderia acarretar num agravamento da crise do mercado de RPG!!!

Discordo com tudo o que vocês proferem contra a editora em sua "cartinha" de acusações!!!

Que Tormenta fique bem sem vocês!

Guilherme Avila a.k.a RODO said...

Seria isso um sinal do fim dos tempos do RPG brasileiro?..."O fim está próximo" uUhahahahaha

Dom Lobo said...

Gente, convenhamos...
Pode até ser que a 4E não seja esse monstro todo que o povo (trio) pinta por ae. Mas mesmo assim, a TORMENTA PERTENCE AO TRIO, não?
será que nesse nosso pais um altor não tem direito de decidir oque será feito de seu próprio cenário??

Força ae trio, gosto da 4E, mas tb achei falta de respeito o que fizeram... =/

Bruno DG said...

P*rra velho !
Que b*sta é essa!
Só por causa disso vocês vão sair da editora e deixar a TORMENTA as moscas novamente.
Seu malas!

Unknown said...

Só tenho duas coisas a dizer: perguntaram onde iríamos achar autores para o cenário. Pois bem, isso não é necessário. Iremos fazer pesquisas no Orkut para definir os rumos de Tormenta. Quanto aos comentários dos sr. Trevisan e Cassaro, são ataques a minha pessoa, então não vou responder.

john said...
This comment has been removed by the author.
Braid said...

Salve 4ed! =)

Maybe another Mr. Nobody said...

Eu achei uma boa idéia, entendo o problema da autoria, mas também entendo a postura da editora. Me parece que o erro está nessa "decisão unilateral".

De qualquer modo, como disse, eu achei uma boa idéia. Os tempos mudam, eu abandonei Tormenta por causa da 4e, assim talvez eu possa voltar a jogar.

Anonymous said...

"Tormenta" sem o trio "Tormenta" não é "Tormenta".