Saturday, January 31, 2009

Nomes em Arton!

Yay!

Esses dias fiz um post no fórum da Jambô em resposta a um tópico sobre como funcionaria a linguística do mundo de Arton. Como expliquei por lá, não foi algo em que pensamos ou que tenhamos planejado. E como qualquer coisa que se desenvolve de modo orgânico e espontâneo, a "gramática" de Tormenta é caótica e sem muita lógica (não que eu me importe. Podem usar mais essa para criticar o cenário, malas de plantão;).

Mesmo assim, tenho um certo método para criar nomes de personagens e como postei o texto lá, achei que valia a pena resproduzi-lo aqui também.

Não são exatamente regras minhas. São coisas que no fim das contas acabaram ficando na tradição do gênero fantasia e acabei absorvendo. E não são regras que necessariamente os outros autores seguem, porque não são oficiais. A menos no meu caso.;)

Elfos - Para elfos sigo a regra Tolkien/Weis: nomes com som aberto, usando bastante vogais (a,i,e) e consoantes mais "musicais", como "l", "n", "t" e "d". Ex: Tallianadandara

Anões - a idéia é remeter aos som das cavernas e às marteladas na bigorna. Muito "d" (às vezes acompanhado com "h" pra reforçar a sonoridade. Também usa-se o "h" para simular o som de dois erres), "m"e "n" em geral no fim das palavras e as vogais "o" e "e". Ex: Doher

Dragões - Não sei porque resolvei linkar a língua e o nome dos dragões à lingua élfica. Com certeza por influência de Dragonlance e provavelmente porque, em Tormenta, ambos são povos ancestrais. Assim, valem as regras para elfos com a diferença do uso do "k" (acompanhado de "h" em geral) e "r", que na minha cabeça passam uma idéia de rispidez e ferocidade. além do "sh", que tem som sibilante. Também pode-se usar "ch" no fim do nome, com o som de "k".A letra "y" no lugar de "i" também vale. Ex: Shillankharyach

Goblinóides - as regras lembram as dos anões, por sua origem subterrânea em comum. A diferença é a adição do 'k", "w", "g" (acompanhando de "h") e os dois "erres". A idéia é que o nome pareça brutal, quase um brado feroz por si só. Assim como os anões, os sobrenomes (no caso, alcunhas) em geral também são em inglês. Porém, isso normalmente só acontece como regra no caso dos hobgoblins. Kobolds, goblins menores e até bugbers (menos Thwor Ironfist) não costumam usar (ou merecer) sobrenomes.Ex: Ghurrar Darkblood.

Bárbaros - em geral, quando se trata de bárbaros nativos de Arton-Norte, de antes da chegada do povo do sul, costumo usar "a", "o", "m", "r" e "k". Para aumentar a idéia de entranheza, gosto de usar um apóstrofo em algum lugar no meio do nome. Ex: Akhroa'tor.

Regras gerais: Não sempre, mas em varias ocasiões uso "h" depois de "t", "g" e "k". "L" no meio do nome em geral é dobrado. Nomes de cavaleiros normalmente são em inglês, principalmente os sobrenomes (que podem ser alcunhas ou não).

Não são regras fixas (nem para mim), não têm muita lógica, não são obrigatórias (o Cassaro, por exemplo, gosta de nomes japoneses. Já o Rogério usou latim em personagens da Academia Arcana), mas são as que costumo usar quando preciso tirar um nome da manga.

Cheers!

T.

6 comments:

Luiz Carlos said...

Na verdade são as que todos costumamos usar quando tiramos um nome da manga.

Só não percebemos. =x


Isso aí é bem interessante por isso: apesar de estarem lá, a gente nunca percebe.



Falous.

Guilherme Avila a.k.a RODO said...

Massa, acho que essa dica vai ajudar bastante a todos aspirantes em desenvolver material de Tormenta.

Leo Vasconcellos said...

Massa, acho que essa dica vai ajudar bastante a todos aspirantes em desenvolver material de Tormenta.[2]

Muito útil mesmo, mas se me permite um comentário, eu acho que nomes de elfos deveriam ser um pouco mais curtos, e há bastante frequência de nomes terminados em "el" nos textos de Tolkien. Ex: Glorfindel, Galadriel, Thinuvyel (esse último não sei se é assim que se escreve)
Embora isso não seja obrigatório (Elrond, Legolas Gil-Galad)

Só acho que nomes como Nielendorane e Josielandira ficam muito longos e soam estranhos demais, mas essa é só minha opnião ;D

Leo Vasconcellos said...

PS: esqueci de acrescentar, mas anagramas formam bons nomes também, que o digam os famosos Ramones e Ritalina, mais conhecidos como Senomar e Anilatir... =D

Alexandre Lancaster said...

Josielandira soa como a filha de Seu Josiel e Dona Jandira. :D

Romullo Assis said...

Trevisan, acabei de indicar o seu blog para o Meme: Olha que Blog Maneiro!
Abçs!