Friday, October 03, 2008

Manual 3D&T Alpha - Parcial 2

Oy!

Muita gente anda interessada em saber se a iniciativa da Jambô com o Manual 3D&T Alpha deu realmente certo ou se todo mundo acabou se enfiando em uma verdadeira roubada. Ao invés de especular, resolvi passar a bola para o Guilherme Dei Svaldi, um dos manda-chuvas da editora. Vejam o que ele acha:

"A essa altura, sendo você um visitante assíduo do blog do Careca, já deve estar careca (opa!) de saber que 3D&T está de volta. Deve saber, também, que o novo livro básico do jogo — o Manual 3D&T Alpha — vem com uma inovação (ou duas, se contarmos o formato “widescreen”): está sendo distribuído gratuitamente, em versão pdf.

O que você ainda não sabe é o resultado dessa história toda. Será que as idéias malucas de Marcelo Cassaro funcionaram novamente, ou será que dessa vez ele foi longe demais? Antes de dar a resposta, vou dizer que já espero idéias assim do Cassaro. Afinal, o cara é uma lenda no ramo, um homem sobre o qual circulam vários mitos. Aí vão dois, de exemplo:

1 – O Cassaro nunca escreve na internet;

2 – O Cassaro está sempre certo.

Agora, quanto ao resultado do livro. Ainda é cedo para dizer, mas já tivemos mais de 2.000 downloads, e mais de 110 vendas. E isso em apenas duas semanas!

Pelo que pudemos ver, as pessoas têm gostado do Alpha. E por que não? É um jogo rápido, simples e versátil. E, acima de tudo, divertido.

Ah, e quanto aos mitos a respeito de seu criador: o primeiro caiu por terra, pois o Cassaro foi visto postando aqui mesmo, no Laboratório, e também no fórum da Jambô e no Área Cinza. Quanto ao segundo... este ainda está para ser quebrado."

Pouco puxa-saco do Cassaro, o rapaz!:)

Só pra acrescentar, uma histórinha que o Gui esqueceu de contar: teve uma loja que ficou meio pé atrás com o livro e acabou pedindo apenas 10 cópias. Aconteceu que a parada esgotou em poucos dias os caras tiveram que pedir mais 25.

Moral da história: jamais duvide do poder do 3D&T!

Cheers!

T.

13 comments:

Alexandre Lancaster said...

E já comprei o meu. Eu precisava, porque acabei dando os 3DT que tinha de presente de aniversário para o meu primo quando saiu o turbinado – que acabei comprando. Ele tinha onze anos e continuou jogando depois disso.
Hoje eu não sei se ele joga mais lá na Bahia. Mas sei que ele andou mestrando Lobisomem por muito tempo.

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Fiz o mesmo que o Lancaster. Dei o meu manual Turbo para um guri amigo meu e ele está se divertindo muito com seus amigos.

Também comprei o Manual Alpha, o formato wide ficou muito melhor do que eu consegui imaginar e já estou morrendo de ciúmes do "menino" :D

Parabéns novamente a todos os envolvidos nessa história.

Ps. Voltei a ser fã do Cassaro /o/

Unknown said...

"O Cassaro está sempre certo". Não é um mito. É uma tautologia do RPG (tipo "bardo é uma merda").

Anonymous said...

Pô trevisan, libera os comentários para usuários anônimos também! Só assim fica disponível que outros blogs senão os do Blogger comentem no seu.

E quanto ao Cassaro... Essa coisa de "para quem falava que ele nunca aparecia" fica como se fosse boato infundado e bem... Acho que ele não aparecia muito mesmo...

JMTrevisan said...

Achei que já tava liberado! Lembro de ter feito isso faz um tempão. Vou checar.

JMTrevisan said...

Liberado!

Marcelo Cassaro said...

Bardo é legal.

Sei que é porque estou sempre certo.

Anonymous said...

Agora sim!!! Bem melhor! Já estava a algum tempo assim Trevisan, mas eu sempre esquecia de avisar. Enfim, agora foi....

Kaio said...

Eu só não comprei o Alpha ainda porque o dito cujo ainda não chegou na minha lojinha favorita :P

E espero que o Manual do Aventureiro não demore muito também, e que traga muita coisa boa (e nova) junto \o/

Rodrigo "Qu4resma" said...

Bem, eu só tava esperando o meu O Crânio e o Corvo[sim, ainda esse.] chegar pra pedir o meu Alpha. Mas agora que chegou... Ei, peraê, eu já vou ganhar um de presente, vou comprar mais não! =D Agora sobra dinheiro pro almoço na faculdade \o/


PS.: Não estudar pras provas para ler O Crânio e O Corvo COMPENSA!

Lucian Caine said...

Vou adicionar uma história aqui.

Um amigo meu, cujo nome é Marcos, falou esses dias que ele achou o Alpha legal. E outra, ele disse que depois dessa ia ser até menos preconceituoso com o material do Trio.

Vocês não fazem IDÉIA do que isso representa! Ele é o cara mais preconceituoso (ao menos quando se trata de RPG) que eu conheço. E ele sempre ODIOU praticamente tudo que vocês fizeram! Se ele falou isso... Eu já tô preparando o meu seguro de vida, porque vai chover infernalmente.

Unknown said...

Tu precisa conhecer mais gente :) Eles ainda são muitos, enfurnados em suas casas na frente dos seus computadores... Tipo o Kevin Smith no Duro de Matar 4.0...

Unknown said...

Trevisan,

Não consegui achar nenhum e-mail do Marcelo Cássaro nem nenhuma forma de contato. Não sei se seria o caso, mas o site da Jambô está bloqueado aqui onde estou acessando. Enfim, sei que não é o espaço mais adequado, mas sei também que você tem alguma -- ou muita, sei lá -- proximidade com o cara. Tenho algumas sugestões para o 3D&T e gostaria que elas chegassem até o Marcelo:

--
Li que o próximo título deve ser o Manual do Aventureiro, e as minhas sugestões referem-se justamente ao material desse livro (note que talvez as idéias não sejam nem inéditas e já estejam sendo postas em prática):

A: Que tal um pequeno conjunto de vantagens (talvez duas ou três) para cada kit? Com custos variando de um a três pontos. Por exemplo: O Artista Marcial poderia ter, por um ponto a vantagem "Punhos de Aço" que garantiria um bônus de +1 (ou +2) em todas as jogadas de dano enquanto ele lutasse desarmado. Por dois pontos, ele poderia comprar uma versão superior de Ataque Especial, cuja ativação custaria 3 PMs e aumentaria a FA em +4 (ou talvez por 4 PM aumentasse a FA em +5). E, finalmente, ao custo de três pontos, gastando 4~6 PM, o Artista Marcial poderia causar um Acerto Crítico Automático. O Bárbaro poderia ganhar um bocado de PVs adicionais até o final da batalha e etc. Pegar as vantagens dos kits não tendo o kit apropriado poderia custar sempre um ponto mais caro, sei lá.

B) Não deixe o Swashbuckler com mais PVs que o Bárbaro. Quer dizer, o ideal (na minha concepção) é que ele não tivesse nem tantos pontos de vida quanto o Bárbaro, quem dirá mais! Que tal focar o kit em habilidades defensivas, como esquiva, desarme, deflexão e alguma coisa como maior FD quando usando uma arma própria (tal qual esgrimas e coisas assim), refletindo a capacidade defensiva elevada do Swashbuckler portando essas armas leves.

C) Achei esquisito no Manual que vi, mas pode ter sido engano, uma vez que foi uma versão terrivelmente digitalizada (eu tinha o antigo e nunca achei o novo para comprar, principalmente agora que me mudei para o interior), mas vi muitos kits essencialmente conjuradores que tinham PMs abaixo de Rx5. Gostaria de sugerir que nenhum deles tivesse menos que isso.

D) A última sugestão é, provavelmente, a menos viável. Na verdade é mais como um pedido. Os desenhos da Erica Awano e, principalmente, do Eduardo Francisco sempre me inspiraram -- e acredito que inspirem muitas outras pessoas. Que tal um programa de computador (ou mesmo desenhos no livro para tirar fotocópias) com modelos de personagens masculinos magros, atléticos, fortes e muito fortes (talvez gordo?) e modelos femininos de personagens magras, atléticas e fortes. Se fosse possível desenvolver um programa com alguns estilos de olhos, bocas, narizes, cabelos, orelhas, apetrechos e tudo o mais, seria o máximo! Se não, a idéia do livro ainda é interessante, porque poderíamos tirar cópias e desenhar por cima. Eu mesmo sou um desenhista frustrado, rabisco algumas coisas mas com o intuito de ilustrar, não de fazer arte. Fico com preguiça, as vezes, de fazer os corpos.

Desculpe se fui enfadonho ou coisa assim, e desculpe se minhas sugestões foram imbecis. De qualquer sorte, eu tentei melhorar o que eu acho que poderia ser melhorado no jogo.

Abraços de um grande entusiasta do jogo.

--

Okay, essa foi a mensagem espero que alguém leia.

Abraços, Trevisan.