Saturday, October 11, 2008

Encontro Internacional de RPG 2008

Oy!

E continuamos a sequência de posts retardadamente atrasados.

Na época do EIRPG, a minha intenção era fazer um post falando a respeito e tal. Mas sei lá... achei que não tinha taaaanto assim pra falar, então fui adiando, adiando até desencanar. De qualquer modo, acabou ficando esse "buraco" no blog. Como sou adepto da filosofia do meu pai - que diz que pra quem não leu, jornal de ontem é novidade - vamos fazer de conta que nem faz tanto tempo assim que o evento rolou e enquanto isso eu escrevo o post, fechado?

O maior ponto positivo das últimas edições do EI tem sido o local. O Colégio Arquidiocesano tem a localização perfeita: ao lado do metrô e no meio da civilização. O espaço é amplo, o que infelizmente "esconde" algumas atrações e espalha demais o público, mas é mais benéfico do que prejudicial.

Metade da graça do evento morreu pra mim quando soube que a tradicional Mesa Redonda das Editoras iria acontecer dez da manhã. Na boa, no meu fuso horário, dez da manhã do sábado é madrugada forte. Nem a pau que eu ia levantar "cedo" desse jeito, por mais que fosse divertido participar. Acabei chegando depois da uma da tarde e tive que ouvir as "pérolas" da boca de quem compareceu. Aliás, esse ano a gente sequer conseguiu juntar o Trio Tormenta inteiro. Se me lembro bem, Rogério e Cassaro até foram ao evento, mas não no mesmo dia ou horário que eu (por falar nisso, faz muito tempo que a gente não se junta. Quando isso acontece o céu costuma ficar negro e os Dark Powers de Ravenloft se aproximam perigosamente do nosso plano). Ah, sim! Acabei não indo também no encontro de blogueiros, mas ouvi falar que foi bem legal.

Uma das grandes reclamações da galera no que diz respeito às edições anteriores era a falta de atrações que justificassem o preço do ingresso (que eu não sei qual era, já que autor com stand é VIP. Hohohoh!). Se vale a grana eu não sei, mas vi coisas bem legais rolando por lá: PS3 com Eye of Judgement, stand da Level Up, exposição de videogames antigos (ou seja, do meu tempo), entre outras atrações que ou não vi, ou não me lembro agora, meses depois. O que interessa de verdade é a busca da Devir/Terra Média por parceiros fora do circuito tradicional de RPG que, sejamos sinceros, mal tem dinheiro e(ou) disposição para investir além do (caro) stand. É uma grande iniciativa não só pela valorização do evento, mas também pelo intercâmbio de público.

A surpresa pra mim foi a ausência dos fãs de Vampiro. Nunca se viu um EI tão..tão...colorido. Vi poucos sobretudos negros circulando. Será que o reinado da White Wolf em terras brasileiras chegou ao fim? A grande quantidade de livros da série sendo oferecidos no Leilão de Jogos Usados diz que sim. A ótima qualidade da linha sucessora, Storytelling, diz que não. Vai ver a vampirada simplesmente descobriu que a vida, no fim das contas, não é um live-action.

No mais, aproveitei pra rever a galera de sempre e conhecer o pessoal da lista Área RPG. Depois do evento, consegui arrastar todo mundo para meu pub preferido, o O'Malleys, com direito a cerveja gringa, costela gigante e jogatina wireless no PSP.

Pra não ficar só no falatório, seguem algumas fotos memoráveis do evento:

vários stands, muita gente espalhada

o povo da Área na área

o honorável brasão da Mantícora

filhos de jogadores de D&D têm Carisma 18

já os de jogadores de Vampiro...

o passatempo preferido no EIRP: andar

D&D minis? Não, idiota! Warhammer!
(pelo menos eu acho!)


Yep! Super NES! Eu tive um desses...

lista de discussão ao vivo no O'Malleys

Thiago rói o último osso de um crítico de GURPS

(o resto ele guardou para seu cachorrinho "Steve")

Cheers!

T.

12 comments:

Wallax said...

Ei, mas eu não estou mesmo gordão naquela foto? Se fizessemos uma retrospectiva dos EIRPG de 2000 pra cá dava pra ficar bem assustado.

JMTrevisan said...

Eu me salvei. A melhor parte de tirar as fotos é não ter que aparecer nas desgraçadas...

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Vejo que quase todo jogador de RPG está acima do peso :)

JMTrevisan said...

Vejo que você é um jogador fedelho que não passou dos 30...;)

João Paulo "Moreau do Bode" said...

Pior, tenho 18 e já estou acima do peso :)

João Paulo Francisconi said...

No meu caso, é o meu peso que está acima de mim. Mas eu estou trabalhando arduamente para alcança-lo. :)

Naquela foto do O'Malleys eu reconheci o CF, o Tek, o Tsu e a Ana mais no canto, quem é o guri no meio da Ana e do Tsu?

Geek Camisetas said...

Acho que a WW não está perdendo poder.. Só os jogadores que estão menos posers! XD!

Unknown said...

JAMAIS! A White Wolf prevalecerá! Enquanto eu viver (bem, enquanto eu jogar, pelo menos), haverá jogadores de Exalted no Brasil. Pode ser que esses emos infiéis do WoD desistam, mas não nós, que conhecemos o sistema de fantasia mais awesome que a Devir nunca traduziu!

Em outra nota, bem legais as fotos. Pena que não pude ir. No de 2009 já devo estar de novo no Brasil, e pretendo aparecer por lá.

Anonymous said...

Opa, ó eu ali na foto do O´Malleys.
O cara que está do meu lado e da Ana é o Tiago, namorado dela.

Tsu

Garrell said...

O melhor do EIRPG mesmo são os rolês paralelos.

Mas e o público? Mais gente, menos gente, mais garotas, mais moleques..?

Abs.

R.

Anonymous said...

Ainda bem que ninguém tirou foto minha pra perceber o quanto eu engordei...(Heheheheheh)
Rogerio Saladino

João Paulo Francisconi said...

O Rogério gordo é novidade! Deve ser a crise dos trinta (ou quarenta...)