Thursday, August 28, 2008

Metallica - Death Magnetic?

Hey!

Como qualquer outro fã de rock pesado, sou mais um que aguarda ansioso o lançamento do novo álbum do Metallica, Death Magnetic, com chegada às lojas prevista para dia 12 de setembro. A expectativa se justifica por dois motivos: a banda demonstrou estar em sua melhor forma no álbum anterior, St.Anger (2003), e a produção do trabalho mais recente ficou nas mãos de Rick Rubin - o cara responsável pelos últimos álbuns do inigualável Johnny Cash (além de Danzing, Slayer e outros).

Acontece que hoje em dia (ou melhor, desde que o Napster apareceu há quase dez anos) ninguém mais espera o CD chegar na loja pra comprar. A coisa mais normal do mundo é um álbum cair na rede muito antes de seu lançamento, às vezes em sua versão preliminar ou na forma de demo. Às vezes como produto final mesmo, gerando até a dúvida se o que acontece é sacanagem de algum espertinho ou estratégia de gravadora.

Por conta de tudo isso, semana passada resolvi procurar Death Magnetic no soulseek. E, pra minha surpresa, encontrei o álbum inteiro disponível. Baixei todas as músicas e fui ouvindo uma por uma, em companhia de dois amigos fãs da banda (e músicos).

A impressão que ficou foi a de uma volta às raízes de álbuns clássicos como And Justice For All e Master of Puppets. Gravação crua, solos rápidos e precisos e James Hetfield soando como o moleque imberbe daqueles tempos. E foi aí que a coisa começou a ficar estranha.

Na empolgação, nem tinha notado que o nome das músicas que eu tinha baixado não batiam com a lista divulgada recentemente pela banda. Ou seja: não era Death Magnetic. Mas era Metallica, certo? Soava como Metallica pelo menos. Quem sabe era alguma coleção de demos perdida no tempo?

O Google, como sempre, foi quem tirou a dúvida e acabou com a graça de nós três.

A banda na verdade se chama Eternal Decision e toca o que alguns chamam de "metal cristão". E pra ser sincero, no fim das contas, não é ruim não. E apesar dos temas "do Bem", soa muito como o antigo Metallica (com uma pitada de Pantera). O que está longe de ser ruim.

Infelizmente para todos nós (e felizmente para a banda), Death Magnetic parece que só dia doze mesmo...

Cheers!

T.

2 comments:

Rey Jr said...

AHAAHAH o vocal é igual do "Young" James, mais parecido só os caras do Beatallica.
White Metal que presta, que surpresa!

Unknown said...

Ae careca

Tu pode ouvir o 1º single aqui

http://www.youtube.com/watch?v=joPtxKWFiY0


esse cd vai matar a pau

abraco

Jorge