Tuesday, December 05, 2006

A Arte de Gastar Dinheiro nos Tempos Modernos

Olá!

Tem um amigo de um amigo, o Urso, que uma vez soltou uma frase fantástica: "O computador veio para resolver os problemas que nós não tinhamos". Não sei se foi ele o autor ou se ouviu alguém, mas áté que alguém reclame o crédito fica pra ele mesmo.

Enfim, o fato é que hoje concordei plenamente.

Até outro dia eu nem conta bancária tinha. E não me olhem com essa cara...contas servem para guardar e administrar dinheiro. Se você não tem dinheiro...pra que conta? É o mesmo que gastar uma grana em um carro sem saber dirigir. Ou quase isso, já que você pode encarar o carro como investimento e vender. Tá...uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas o primeiro raciocínio vale.

Enfim, há uma semana mais ou menos, encomendei dois livros gringos (os volumes 2 e 3 da série Song of Ice and Fire), com prazo de entrega de 6 semanas. Acontece que um rapaz de uma lista de discussões achou os mesmo dois livros no site da livraria Saraiva, seis reais mais barato e para pronta entrega. Como o primeiro volume tá quase no fim e eu não quero ficar sem ler, resolvi comprar os dois pelo tal site.

Depois de achar os livros, preencher cadastro, calcular frete, entrar no site do banco e uma pá de enrolação, descobri que não posso pagar fazendo transferencia porque uso conta poupança. Eu podia pagar com boleto bancário, certo? Errado, já que minha impressora foi para o Abismo dos aparelhos eletro-eletrônicos faz uma cara.

Resolvi tentar outra abordagem: ligar para alguma das lojas e ver onde o livro está dísponivel. Com sorte eles mesmos podiam fazer o pedido para que eu pudesse pegar numa filial próxima e pagar em cash. Mas foi aí que a mocinha me informou que o livro não estava cadastrado no computador da loja física e que alguns que aparecem "em estoque" no site só estão disponíveis para a venda via Internet. O que nos leva de volta ao início da história...

Tudo bem. Não é um drama do tamanho do mundo. Eu ainda posso ir pessoalmente numa Saraiva Mega Store da vida e ver se acho. Ou pedir pra algum amigo imprimir o boleto, pagar e receber a parada no conforto da minha casa em dois dias úteis.

Mas acho que o ponto todo dessas coisas via Internet é ser rápido, prático e eficiente...e não tomar uma tarde inteira da sua vida.

Eu adoro o progresso.:)

Cheers!

T.

3 comments:

Anonymous said...

Brilhante. Simplesmente BRILHANTE.

HollywoodPanda said...

Poxa... Não dá para efetuar a compra só com o CÓDIGO do boleto? Ele realmente precisa ser impresso?

Besteves said...

Dr. Careca, essa frase não é de seu amigo. é do Djikstra, um holandes programador metido a sabe-tudo da computação. Tem uma dele que é clássica também: "Não tenho medo do dia que os computadores pensarem, uma vez que os submarinos são mais velhos e não aprenderam a nadar...".

E o Panda disse uma verdade: anota o código do boleto e paga em qq lugar com ele. Sei disso pq eu só tenho uma matricial (aki uma fita de matricial custa incriveis 3 tibares!) e NADA lê código de barra de matricial... daí eu pago tudo no código do boleto em si...

[]s!