Wednesday, November 08, 2006

Bonus Track!

Yo!

Como extra, tem também a entrevista que eu e o Cassaro demos para o site/jornal "O Taberneiro".

http://www.vilamakers.com/otaberneiro

Cheers!

T.

7 comments:

ivanei said...

Ola Trevisan,
Há muito tempo atras li um conto seu chamado "o modo como, as vezes, as coisas acontecem" e me lembro de toda a historia e de muitos detalhes até hoje, eu era moh moleque mas aquele conto me marcou. Procurei na net e não achei em lugar nenhum pra ler, desculpa abusar, você poderia me mandar por email ivanei9@gmail.com?
Se puder brigadão.

Danilo Fraga said...

Olá Trevisan. Meu nome é Danilo Fraga e eu escrevo para o caderno juvenil do Jornal A Tarde [ atarde.com.br e blogdodez.atarde.com.br]. Eu estou escrevendo uma matéria sobre o livro Sobre Histórias de Fadas, em que Tolkien analisa a relação entre o Ocidente e os habitantes do Belo Reino pelo principal meio de contato que temos com tais estranhas criaturas: os contos e histórias de fantasia. Eu sou leitor da dragão desde a adolescência e já li muitos de seus contos. Eu queria saber se eu podia te entrevistar. Não sei se você leu alguma coisa sobre o livro. Mas queria que você comentassem ele e desse algumas dicas para os jovens que desejam escrever alguma coisa no tema.


Vou colocar um pouco sobre o livro e algumas perguntas no email. Se for passível, gostaria que vocês respondessem.

Obrigado. Danilo Fraga


Um pouco sobre o livro:

Traçando uma genealogia das Histórias de Fadas, Tolkien passa pelo teatro de Shakespeare, os contos infantis dos Irmãos Grimm, o poema épico Beowulf e vai até a mitologia nórdica compilada no Edda para mostrar as diferentes visões que temos da ficção de fantasia durante a nossa história.

Defendendo ainda que não são apenas as crianças que podem ler histórias de fadas, Tolkien também traça algumas funções para a ficção de fantasia (recuperação, escape, consolo). Folha por Niggle, o conto que segue o artigo, complementa e ilustra as opiniões do escritor – apresentando um artista mesquinho que acaba alcançando a redenção.

Sobre Histórias de Fadas mostra toda a base teórica e mitológica que levou Tolkien a criar O Senhor dos Anéis e a Terra Média (mundo onde se passam a maioria de suas histórias), e também prova que, por maior que fosse o talento narrativo do escritor, sua formação acadêmica foi decisiva ao forjar um universo tão vasto e complexo.
As perguntas:

Primeiro qual seu nome, idade e o que você faz na atualmente?


Qual sua relação com a literatura de fantasia?

A literatura de fantasia está em alta no momento, pegando carona com o cinema. O que vocês acham disso? E porque a literatura de fantasia (e o cinema também) sempre volta a aparecer de tempos em tempos em nossa cultura? E porque ela é tem tanta receptividade no universo jovem?

Fantasia é coisa de criança? Porque esse tipo de literatura sempre é tida como juvenil, mesmo em seus cânones, como os livros de Tolkien?

Qual a importância da literatura de fantasia para o RPG?

Você poderia dar algumas dicas para quem quiser escrever esse tipo de literatura?

Se você leu o livro, poderia comentar?

Danilo Fraga said...

meu email é danfraga@gmail.com

Fábulas da vida said...

Atualiza, criatura...

á tá dando nos nervos :p

Daniel Araujo (Anand) said...

Muito bacana a entrevista.

Astronauta_das_Marés said...

caracas, trevisan, finalmente descobri teu blog! meu, é bom saber que pelo menos um dos integrantes do trio tormenta é normal! hehehe... cá entre nós, gosto dos teus textos e admiro teu trabalho, mas é meio (eu diria heróico) ter que engolir o ego do cassaro!

vcs fizeram um bom trabalho com tormenta (mas confesso que n é meu estilo...)! já moreania ainda falta aquele "tchum". criem algo menos anime e mais fantasia-core!

pows... achei nada haver essa onda do Telles e vcs brigarem, gosto do trabalho de ambos! gosto mesmo... (só n curto o ego do cassaro! uheuheuheuh)...

parabéns pela seção do Laboratório, a linguagem é mt boa!

tenho uns projetos que gostaria muito de levar pra frente... mas pows... ninguém ajuda rpgista iniciante nesse país...

Pergunta: - Se eu tiver um material realmente bom e digno de ser publicado em uma revista, e mandar pra vcs, ele será publicado? Ou vcs só publicam coisas de vcs mesmos?

narothero@hotmail.com
ass: Damaran

elton said...

"o modo como, as vezes, as coisas acontecem"
manda no meu email por favor!!!
eltonbragalves@gmail.com