Tuesday, September 30, 2008

Entrevista - Sam Hart

Hullo!

Semana passada vi uma ótima notícia no Universo HQ: Sam Hart, meu amigo pessoal e grande desenhista (em tamanho e talento), ilustrou uma história do clássico Juiz Dredd para a edição 1604 da igualmente clássica revista inglesa 2000AD.

A história do Sammy, como a gente costuma chamar o rapaz, é das mais curiosas. É inglês, trampou com quadrinhos na terra da rainha, é amigo de várias figuraças do mercado internacional (o colunista fofoqueiro Rich Johnston, os desenhistas David Lloyd e John Higgins) mas foi criado no Brasil e preferiu batalhar aqui sua carreira. Já foi um dos editores da Revista Front, fez infográficos e histórias curtas para a Superinteressante e mais uma pá de trampos aqui e ali porque, afinal de contas, desenhistas ainda precisam ganhar dinheiro.

De uns tempos pra cá o esforço de anos batalhando começou a dar retorno e o cara tem publicado com certa frequência adivinhem onde? Pois é. Na Inglaterra. Pra sorte dele, a Internet permite que ele faça seu trabalho para os ingleses sem abrir mão do país que adotou como seu. E ainda ganha em libras!

Aproveitando a ocasião, fiz uma curta entrevista com o Sammy, só pra comemorar.

Laboratório - Qual a sensação de contribuir com uma revista tão tradicional e importante no mundo dos quadrinhos?

Sam Hart - Bem, assim, tipo... bacana, sabe? Faz quase 30 anos (!!!) q comecei a ler a 2000AD. Na época a revista tinha Brian Bolland, Alan Moore, Dave Gibbons, Carlos Ezquerra, entre outros. Acho q foi a primeira revista q me fez perceber o potencial das HQs. Então, reforçando meu comentário inicial com um vocabulário q pouco uso: é do %$#^&@^*$!!!!

Laboratório - Sei que você tem pego trampo com os gringos direto. Já descartou publicar quadrinho aqui no Brasil? Aprendeu a lição?

Sam Hart - Hahaha...não, acho q ainda não...de vez em quando ainda bate uma vontade, e umas idéias, de material autoral. Enquanto puder equilibrar esses projetos com as contas, vou fazendo - ou pelo menos pensando e planejando.

Laboratório - Pra encerrar: depois de desenhar o Juiz Dredd, qual outro personagem você gostaria de ilustrar?

Sam Hart - Na 2000AD? o Rogue Trooper... um soldado criado por engenharia genética cujos 3 melhores amigos morreram e foram salvos em chips eletrônicos e são levados com ele pra todo lugar, embutidos no capacete, arma e mochila. No mercado americano: o Batman e/ou o Flash. E no mundo... pelo menos no momento: Frankenstein.

Laboratório - Valeu inglês!

Sam Hart - Valeu careca!

Pra saber mais sobre o trabalho do Sammy, é só dar um pulo no site do garoto: www.samhartgraphics.com.

Cheers!

T.

1 comment:

Luiz said...

É, David Loloyd. Revisão, Careca! REVISÃO! Cacete!
Legal saber do Sammy, though.