Wednesday, March 07, 2007

Why Bother?

Yo!

Tem gente que até hoje se pergunta e muitos ainda se sentem ofendidos com o fato do Cassaro não frequentar as listas, orkuts e outros meios de manifestação pública da Internet, onde o povo fala do nosso trabalho.

Eu mesmo, que sempre fui o mais "internet-friendly" do Trio, mudei um pouco minha postura de uns tempos pra cá e só tenho frequentado sites onde as pessoas realmente se importam com o nosso trabalho.

Pois bem, comprei a última edição da Wizard gringa e achei uma entrevista dada pelo Damon Lindelof, um dos cabeças da série LOST. O entrevistador, entre outras coisas, pergunta ao co-criador se ele frequenta as famosas message boards. A resposta é curiosa. Vou até traduzir:

"Eu costumava caçar esse tipo de coisa, mas agora evito completamente. É tanto negativismo. Ninguém quer postar algo do tipo 'Eu vi o episódio de hoje e foi muito legal'.

No momento, todos têm uma predisposição a atacar o programa. Vai ver, não fizemos um bom trabalho esse ano, mas não acho que seja esse o caso - interrompemos a história em um momento interessante, e as pessoas querem saber até onde vamos com isso.

No final das contas, acompanhar as message boards se tornou um exercício frustrante para nós. Pensar algo como 'Uau, as pessoas estão odiando o programa...e eu preciso ir pra casa hoje à noite escrever por quatro horas seguidas' te faz se sentir extremamente inseguro como escritor. Pra que se expor a isso?"

Boa pergunta, Damon.

Cheers!

T.

3 comments:

Barba said...

Pior que enfrentar fóruns e similares é quando alguém te pede o MSN... fica complicado :/

Marlon Teske said...

Depende.

Tem os que criticam pra aparecer mesmo, mas as vezes rolam coisas boas. É raro mais acontece. Mas não acredito que "ficar de fora" seja exatamente a melhor opção, apesar de tudo. Ficar em um ambiente amigável como o fórum da própria editora já é uma opção.

Saber que aquela gente toda se reuniu pra discutir algo que você escreveu é uma ingeção de ânimo e tanto na hora de criar ;)

Mas tem algo que eu concordo com o Cassaro. Isso toma um tempo precioso da gente, especialmente pra quem trampa e escreve como no meu caso.

Besteves said...

O pior de tudo é que não acontece só com profissionais. Eu mesmo sou um dos tão comuns "conteiros" da internet, q as vezes escreve um conto e publica em 1/2 dúzia de lugares. Quando alguém lê, nunca critica contrutivamente: é sempre "Tá uma merd*", "não gostei disso" ou "Um clérigo de Thyatis nunca faria isso"...

a solução q eu encontrei foi simples: publico meu conto no meu blog, as vezes no Iorgut e no forum da Jambô, mas desisti da ardua tarefa de reler por 15 vezes, revisar, corrigir, revisar, corrigir... pra ninguém ler. Ou qd ler, falar q tá um lixo.

Ahn, parabens pelos 6 meses! E o CIdM (Continuação do Inimigo do Mundo, até pintar o nome oficial) tá prometendo MUITO! Vai rolar previews maiores na DS, como ocorreu com IdM? *tomara q sim...*

[]s tio Careca!