Tuesday, November 04, 2008

Landau 66 - Esclarecimento do Diretor

Hi!

Depois da exibição de hoje do curta Landau 66 pela AXN, o Fernando Sanches, que diretor e meu amigo pessoal, me mandou um texto para que eu postasse aqui:

"Gostaria de esclarecer a todos que assistiram ao curta Landau 66 nessa terça, dia 4.11.08, no canal AXN, que a entrevista concedida por mim na introdução do filme foi editada.

O resultado deu a falsa impressão de que a idéia que deu origem ao roteiro - um sonho em que dois rapazes davam carona a um sinistro passageiro - foi minha, quando na verdade ela é do roteirista J.M. Trevisan. Ele me contou a idéia e eu apenas comentei que daria um curta interessante e viável se a historia inteira se passasse somente dentro do carro.

Venho, assim, me retratar aqui, em nome da Prodigo Films, e comunicar que estou encaminhando um texto semelhante também para o canal AXN, na tentativa de reparar o erro em futuras exibições.


Fernando Sanches"

Bom...de minha parte, claro que fiquei chateado. É complicado você escrever um roteiro e participar de um filme que consegue um destaque tão grande e de repente não conseguir desfrutar das vantagens deste destaque.

Mas é aquela coisa: o Fernando é meu amigo e um cara em quem eu confio. A Prodigo Films também teve um comportamento absolutamente exemplar e profissional desde que o projeto foi parar em suas mãos. E no fim das contas...no fim das contas meu nome está lá, nos créditos para quem quiser ver.

As razões para este corte na edição da AXN, e em menor grau na matéria da Cultura exibida no sábado, têm a meu ver, motivos que têm pouco ou nada a ver com os realizadores do filme e muito a ver com o modo como os roteiristas são vistos (ou ignorados) em um país pouco acostumado a valorizar esse tipo de arte.

No fim, o saldo continua positivo. Como disse ao Fernando ao telefone agora a pouco: antes ter a oportunidade de ir para a TV, ter sua obra exibida em toda a América Latina e sofrer com uma edição inoportuna do que ficar restrito aos aparelhos de DVD chineses dos amigos e parentes.

E estamos na briga pelo primeiro prêmio.;)

Cheers!

T.

10 comments:

opiumseed said...

O Brasil herda uma cultura estranha do cinema novo de que o diretor é o "homem tudo" no cinema. Apenas a visão e a palavra dele importa. Os roteiristas, produtores, fotógrafos e afins pouco importam.

Vai ver a culpa é do Glauber.

Kendi said...

O diretor não deixa de ser alguém muito importante num filme, mas, tem que se dar o mérito por cada trabalho pra pessoa certa. Afinal quem fez a história não foi o diretor, duh...

Kendi said...

O diretor não deixa de ser alguém muito importante num filme, mas, tem que se dar o mérito por cada trabalho pra pessoa certa. Afinal quem fez a história não foi o diretor, duh...

Rodrigo "Qu4resma" said...

e eu sem tv a cabo quand passou na axn .__.

Unknown said...

Ótima notícia do sucesso do curta.

Parabéns pelo filme ter avançado na parada! Rumo a Tóquio;)

Como o diretor é um cara ético, rapidinho essa histórica do crédito fica resolvida.

Abração!

Unknown said...

Só assim pro Careca ir pra Tóquio né.

Unknown said...

Se serve de "consolo" (ainda que incompetência alheia não tenha consolo), eu acabei de ver a exibição do curta, e nos créditos anotei o nome que importava para saber mais a respeito da obra: o seu. Talvez uma infeliz maioria não respeite os roteiristas e escritores de cinema deste país, mas um crescente grupo de pessoas começa a perceber e valorizar as pessoas por aqui...
Um abraço e parabéns.

yano said...

Assisti hoje dia 8/11
parabéns Careca ;D
irado o bagulho ;x

Unknown said...

Po, aquele Top 5 ficou bem randomico mesmo... era pra ficar slayer ou pantera em 1o... realmente faltou black sabbath, etc. o Symphony X eu tbm não conhecia mas um amigo meu me passou um cd, bem legal, uma guitarra tipo a do pantera mesmo, bem achei legal e acabei colocando no TOP 5.
Mas eh foda de fazer um Top 5 mermo!
iuAHUIAHiUHAIAHiUAHIUHAiuHAiuAHiuHAiuAH

Unknown said...

Pensei em fazer um Top 5 de filmes, filmes trash ou séries, mas ia ficar incompreendido demais, eu acho... ou não... na verdade cheguei a fazer uma lista de TOP 5 filmes Trash, mas acabei esquecendo de colocar aqui.