Friday, October 31, 2008

Bonded!

Ae!

Que eu faço um pouco de cada coisa na vida que não dá dinheiro, acho que todo mundo já sabe. Mas uma das minhas atividades menos divulgadas é a de...como diabos eu posso chamar isso? Produtor musical, talvez?

O fato é que mexo com programas de áudio por lazer desde 97, e de lá pra cá acabei aprendendo alguma coisa. Há algumas semanas, meu amigo Esponja (webdesigner, publicitário e homem de família) pediu - mediante a a posterior pagamento - autorização para usar uma trilhazinha antiga que eu tinha feito para um trampo novo. Obviamente, autorizei.

O engraçado é que a "música" era pra ser uma espécie de tema da Black Máfia, meu quadrinho com o Breno Tamura. Uma coisa que evocasse as antigas trilhas daqueles filmes policíais dos anos 70 e tal.

Pra conferir o resultado do meu trabalho (e do Esponja) é só clicar aqui.

Cheers!

T.

Landau 66 - Na TV (e mais)!

Hey!

Boas notícias para quem ainda não viu Landau 66, filme roteirizado por mim, com direção de Fernando Sanches e produção da Prodigo Films: amanhã, sábado, dia 1 de novembro de 2008, rola uma matéria com entrevistas e cenas de making of, no programa Zoom, da TV Cultura, que vai ao ar às 22:30h.

Já no dia 4 de novembro, terça-feira, o curta será exibido na íntegra, pela primeira vez na TV no canal AXN, como parte da fase final do AXN Film Festival 2008.

E para os fãs do Laboratório residentes no sul do país, mais especificamente Porto Alegre e cercanias, a idéia é fazer uma exibição especial durante o Tchê RPG, provavelmente com espaço aberto para perguntas na sequência.

Contamos com a audiência e torcida de todo mundo!

Cheers!

T.

Tuesday, October 28, 2008

Carecast #6 - The Making of!

Ho!

No último sábado, em uma daquelas felizes ocasiões em que o que parece que vai dar totalmente errado dá completamente certo, recebemos além do elenco tradicional, um convidado supresa! Ninguém mais que o grande Greg Tocchini!

Seguem as fotos do oportuno encontro, além de um vídeo em que Breno Tamura descreve o encontro de nosso jovem artista com um curioso alemão em San Diego.

Além de uma bela capa, daria uma ótima toalha de praia

Eles fingem ser amigos, mas perceba como sequer se olham na cara

Zuleba e seu bat-notebook analógico

Desenhar é facil. O difícil é abrir a latinha com o microfone na mão

Vejam como o Greg se divertiu gravando o podcast!




Cheers!

T.

Friday, October 24, 2008

Diário de uma Trilogia: Episódio 15

Aeeee!

Não vou nem falar mais nada. Tá aí!





Valeu Greg!

Cheers!

T.

Thursday, October 23, 2008

Diário de uma Trilogia: Episódio 14

Hah!

Seguinte galera, agora é oficial: depois de conversar com a cúpula mega-master dos seres extra-planares que decidem os destino de tudo que é relacionado ao mundo de Tormenta, consegui autorização para divulgar a ilustração da capa.

Hoje, de quinta para sexta, exatamente à 00:00.

Quem quiser ver primeiro, é bom ficar acordado até mais tarde. Juro que vai valer a pena!

Cheers!

T.
PS. espalhem a nóticia, please.

Bola pro Mato!

Yo!

Quando estava colocanco as tags em todos os posts que fiz no blog até hoje, pude ver o quanto o Laboratório mudou de dois anos pra cá. E nos últimos tempos, principalmente por conta do podcast, tenho chegado ao que é quase uma "linha editorial espontânea" praticamente definida. Mais do que nunca, o blog não é mais só sobre "o Dr. Careca". É sobre cinema, quadrinhos, RPG, games e entretenimento em geral. E também sobre o Dr. Careca (afinal, eu ainda mando nessa birosca!).

Sendo assim, certos assuntos acabaram perdendo seu espaço dentro do Laboratório. E a maior baixa nessa mudança toda, pra mim, foi o futebol. E como minha paixão pelo esporte não diminuiu nem um pouquinho por causa disso, resolvi que era hora de desviar meu "talento" como comentarista para outro lugar.

Para minha sorte, dois amigos nerds e RPGistas (Wallax e Giltônio) também tinham a mesma vontade. Juntando tudo isso em uma relação assexuada e sem contato físico, nasceu o Bola pro Mato, nosso novo blog!

À partir de hoje é lá que você irá encontrar todas as opiniões do seu careca preferido (e de seus dois outros sócios) no que diz respeito ao glorioso esporte bretão.

A casa ainda tá sendo arrumada, mas esperamos todos por lá!

Cheers!

T.

Wednesday, October 22, 2008

Diário de uma Trilogia: Episódio 13

Aye!

Tá. Seguinte. Vou falar devagar pra ninguém ter um choque.

Hoje recebi um e-mail do Greg com uma versão em baixa da capa de "O Terceiro Deus". O corpo da mensagem dizia exatamente o que segue abaixo:

Guilherme e Mauro

Eis a capa. Me empolguei tanto em desenhar os dragões que acabei pintando a capa a óleo em uma tela de 140X80. Espero que gostem. Adorei fazer.

Abraços
G.

Entenderam a parte que diz "tela de 140X80" e "pintura a óleo"?

Ah...vocês querem saber como ficou? Not yet, padawans. Ainda estou esperando autorização dos líderes do Império. Quem sabe, talvez, provavelmente, se tudo der certo...na sexta-feira?;)

Cheers!

T.
PS. Ok. Ficou foda. Tipo...MUITO foda.

Tchê RPG 4E!

Aloha!

No início do próximo mês de novembro, será realizada a quarta edição do Tchê RPG, com a presença ilustre deste (nem tão) nobre editor que vos fala. Sim! Depois de anos enchendo a paciência do povo pra que alguém me convidasse pra um evento, consegui concretizar minha triunfal volta às terras gaúchas, onde a grama é verde e as mulheres são bonitas (o churrasco é só bônus)...

Segue abaixo o press release do evento:

Jambô e CWC Produções promovem o 4º Tchê RPG

Evento reúne palestras, jogos, torneios e exposição.

Nos dias 8 e 9 de novembro a Jambô Editora e CWC Produções promovem a 4° edição do evento Tchê RPG.

A programação conta com a presença dos escritores J.M. Trevisan, Leonel Caldela e Maury Abreu, torneios de jogos de RPG, card games e miniaturas, e uma exposição sobre os 20 anos do mercado editorial nacional de jogos de RPG, além de diversos estandes de empresas e associações vinculadas ao mercado de entretenimento.

Haverá ainda palestras sobre RPG e educação, com o objetivo de elucidar os benefícios lúdicos na sua utilização durante o processo de ensino-aprendizagem.

Criado no ano de 2000, este evento especializado em Jogos de Interpretação de Personagens contou com mais duas edições, respectivamente em 2001 e 2002. Então, no final de 2007, a CWC Produções e Eventos, em acordo com a editora Jambô, decidiu que o momento de retomar este evento havia chegado, e que ele deveria, novamente, ser uma realidade para os aficionados por jogos de todo o estado.

O Tchê RPG será realizado no 4º andar da Usina do Gasômetro, na Av. Presidente João Goulart, 551, Porto Alegre. A entrada é franca, com arrecadação de alimentos não perecíveis revertidos a entidades assistenciais da capital.

Este evento é uma realização da CWC Produções e Eventos, com patrocínio da Jambô Editora, apoio da Indústria Subterrânea e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e promoção da revista Dragon Slayer (Editora Escala).

Informações para Imprensa:
Tiago Lobo Bastos
Fone: (51) 3366-87-23
E-mail: tiago_lobo@terra.com.br
Link: www.jamboeditora.com.br

A gente se vê lá. Palmeirenses e colorados solidários estão convidados a assistir o jogo comigo no domingo, dia 9!

Cheers!

T.

Monday, October 20, 2008

Inertia

Yo!

É quase o fim da temporada de trampos do mês (ou quase isso), mas finalmentejá posso voltar ao blog (eu diria aos blogs, mas ainda é cedo). E não foi fácil passar esses quase quatro ou cinco dias afastado. Depois que a gente acostuma a postar com frequência, acaba viciando na coisa. Quando não estou me matando em algum freela, acabo passando a maior parte do dia quebrando a cabeça pensando em algo interessante para escrever.

E como vocês devem ter percebido, ultimamente tenho ficado bem longe dos textos de ficção. Ultimamente, na verdade, é bondade minha. Faz um bom tempo. Tipo, anos... com pequenos e esparsos momentos de produtividade. A razão de tudo isso? Não sei. Ou melhor, sei em parte, mas não ia acrescentar nada na vida de ninguém me ouvir reclamar. Desde o início prometi pra mim mesmo que isso aqui nunca ia virar um daqueles blogs do tipo "hoje fui ao jardim e vi uma flor. E percebi como a gente dá pouco valor para os pequenos momentos da vida. Então uma borboleta pousou e blablablablabla".

O caso é que esses dias tive um espasmo criativo. E como a grande vantagem de ter um blog é ter um povo sempre atento ao que você faz (nem que seja pra descer a lenha), melhor eu colocar por aqui pra que o povo leia do que deixar confinado nos porões dos diretórios do meu micro.

O texto é bem curto e de certa forma foi inspirado por (e escrito em homenagem a) um amigo e uma amiga que não se conhecem, mas estão passando por situações relativamente parecidas. Tem também (acho) um tom otimista, coisa rara no meu repertório de contos e roteiros.

Inertia

É sempre igual. Todas as vezes.

Eu me levanto, as pernas trançam, o prato voa da minha mão. Os grãos de arroz voam também, em uma coreografia aérea meticulosamente ensaiada. O copo fica firme na mão direita em uma espécie de teimosia inanimada.

A faca e o garfo caem primeiro, tilintando em ecos pelo chão da cozinha. Depois é o prato, que se despedaça em mil cacos. Então a mão com o copo desce, tentando proteger o corpo que cai em seguida. O copo quebra e rasga pele, carne, tendões. Os cacos voam, a luz reflete os pedacinhos como pequenos brilhantes de segunda categoria. A cabeça bate no chão, o supercílio abre, o sangue jorra. O joelho tomba sobre um caco pontudo e também rasga. Há uma dor aguda e eu apago.

Mas eu menti. Não é sempre igual.

Às vezes é um carro que passa o farol vermelho, buzina e eu não ouço por causa do som do último álbum do Metallica explodindo nos fones do meu ipod. Às vezes é uma dor de cabeça pulsante que aumenta e aumenta enquanto o repórter dá as esclações dos times na TV, antes do jogo. E às vezes eu não sei o que é, porque vem durante o sono, sem que ninguém perceba até que seja tarde demais.

Mas é sempre comigo. Sou sempre eu.

Porque é mais fácil entender quando acontece com a gente. É mais fácil encarar. É mais fácil ir embora da festa antes que ela acabe. É muito mais fácil que ficar sozinho no salão vazio, depois que todos vão embora.

O problema é que quando a gente vai, ou quando a gente deixa que a inércia nos leve junto porque alguém ou algo se foi, há sempre alguém que fica sozinho por isso. Alguém que sente a dor que devia ser sua. A dor que devia ser minha. Por sua causa. Por minha causa.

É por isso que minhas pernas não trançam, os graõs de arroz não voam e a luz não reflete os pedacinhos do copo como pequenos brilhantes de segunda categoria. É por isso que ouço a buzina e deixo que o carro passe. É por isso que a dor de cabeça não vem. E é por isso que depois de um sono tranquilo, acordo no dia seguinte para mais um dia de sol.

Cheers!

T.
PS. acabei notando uma certa influência "caldélica" em alguns pontos da narrativa. Maldito autorzinho gaúcho...

Thursday, October 16, 2008

Dragon Slayer - Novo e-mail!

Opa!

O serviço de utilidade pública do Laboratório do Doutor Careca informa o novo endereço de e-mail da Revista Dragon Slayer (lápis e papel na mão, pessoal!): revista.dragonslayer@gmail.com.

Fiquem à vontade para encher a paciência do Cassar-- digo, do Paladino e da Paladina (ou quem quer que esteja respondendo as cartas nos últimos tempos)!

Cheers!

T.

Diário de uma Trilogia: Episódio 12

Ho!

Ok, pessoal...podem começar a contagem regressiva (bem longa, de preferência): acabei de mandar para o Leonel os últimos capítulos revisados e tirando um outro ajustezinho por e-mail, minha parte no livro acabou.

Agora é esperar o trabalho dos rapazes. Sei que o Leonel tá praticamente empatado comigo na revisão dele, o que quer dizer que não falta muita coisa pra que se chegue numa data de lançamento. Pelo menos uma certeza já fica: sai ainda essse ano.

Terminar um projeto tão gigantesco quanto este (forram cinco anos, diabos!) sempre trás sensações meio misturadas. Fico feliz de ver que no fim deu tudo certo. Que a gente conseguiu realizar o sonho de ter uma trilogia baseada em Tormenta, escrita por um cara de muito talento e sem ficar devendo nada para todos aqueles pockets legais da TSR que nos inspiraram a ter essa idéia.

Por outro lado, fica um vazio. Me acostumei com as conversas e debates via Messenger ou Skype pra resolver as partes mais cabreiras, ou a levar um print de mais de 100 páginas pra cama pra revisar. Definitivamente vou sentir falta.

O que interessa mesmo é que falta pouco. Já podem ir preparando o martelo pra quebrar os cofrinhos.:)

Cheers!

T.

Wednesday, October 15, 2008

Dragon Slayer #22 - Goblinóides!

Wow!

Cara, quando a gente gosta de algo que os leitores fazem, a gente gosta mesmo! É o caso do Projeto Aliança Negra, da galera do Fórum da Jambô. Já agradeci aos caras por lá, já fiz propaganda aqui e agora o Cassaro resolveu homenagear a iniciativa colocando um preview do netbook na próxima Dragon Slayer!

Viram como somos safados, descarados, sem a menor consideração com nossos fãs e leitores? Isso é pra vocês aprenderem!

Ah sim, lógico que a gente não ia deixar de dar uma "tunada" no visual da matéria, e pra isso contamos com a ajuda do grande Ig Barros (aquele cara que desenha praquela editorazinha... como chama mesmo? Ah, é! Marvel!).

E só pra deixar a galera com água na boca, aqui vai uma amostra do trabalho que o rapaz fez pra gente:

Goblinóides: eles não são fofos?

O Ig inclusive fez um post contando os bastidores da ilustração. Vale a pena conferir.

Lembrando que o Projeto Aliança Negra continua sendo não-oficial até segunda ordem.;)

Cheers!

T.

Diário de uma Trilogia: Episódio 11

Hullo!

Well, são 22 minutos do dia 15 de outubro de 2008 e faz cerca de 15 minutos que acabei a revisão final de "O Terceiro Deus". Agora só falta repassar para o arquivo de Word, que é um processo mais mecânico e, portanto, não conta muito.

Posso dizer que mesmo depois de ter lido duas vezes, ainda estou fascinado pelos capítulos finais. Ninguém vai ficar decepcionado. Sério.

E assim terminam 5 anos de trabalho: com um copo de Coca, dois Bis e o zumbido da minha CPU de fundo...

O mais difícil agora é esperar o livro sair, o pessoal ler e começar a comentar. Não vejo a hora de saber quem vai ser o primeiro a entrar no Fórum da Jambô e postar algo do tipo:

"P*TA QUE PARIU VOCÊS SÃO F*DA!!!"

Cheers, mates!

T.
PS. Meu trampo tá acabando, mas o Diário de uma Trilogia ainda continua!

Monday, October 13, 2008

Carecast - O Podcast do Dr. Careca #5

Privyet!

Demorou, mas chegou. Hora de pegar o seu fone de ouvido, aquela bela dose de Absolu-- digo, aquele belo copão de Fanta Uva e ouvir seu podcast favorito (é, não se faz de tonto. Tô falando do Carecast mesmo!).

Nesta quinta edição, temos a bela presença de nossa Suicide Girl particular, Fergs Heinzelmann e seu gauchês impecável! Sem desvalorizar, é claro, o pessoal de sempre: Igor, Rod "Zulu" Reis, Breno Tamura e o Dr. Careca em pessoa (eu mesmo)!

E já que estamos no quinto podcast, resolvemos fazer um programa temático, com cada um listando seu Top 5 de algum tópico relacionado à cultura pop.

Também aproveitamos para finalmente anunciar o vencedor da Promoção Planeta Terror (e o dito cujo que faça o favor de enviar seu nome completo e endereço para o mail do Carecast)!

Você ainda pode deixar o seu recado ou mensagem de voz usando o e-mail exclusivo do podcast: carecast.lab@gmail.com. Continuamos aguardando sua participação!

Para salvar, basta clicar abaixo com o botão direito do mouse e escolher "salvar link como":

Link

A versão streaming agora fica na barra do lado direito. É só clicar "Play" no player abaixo do banner do Carecast. Para ver a playlist basta clicar na setinha em cima do título.


Créditos:

Locução - Dr. Careca, Igor, Rod "Zulu" Reis, Fergs Heinzelmann e Breno Tamura
Edição - Dr. Careca
Coca-Cola Zero, aquela coisa nojenta - Igor
Coca-Cola de verdade para o Dr. Careca - Igor
Cerveja refrescante, gostosa e geladinha - Rod "Zulu" Reis
Salgadinhos e Bolacha - Igor


Agradecimentos especiais ao pessoal da Oca Filmes, que quebra o nosso galho hospedando o podcast.


Este podcast contém trechos das seguintes trilhas e músicas:
Casino Calavera (Grim Fandango), Don't Panic (Coldplay), Let Go (Frou Frou), Love Will Tear Us Apart (Joy Division), The One (Foo Fighters), Shadowplay (The Killers), Gold Dust Woman (Hole), State of Love and Trust (Pearl Jam), Nearly Lost You (Screaming Trees), Caring is Creepy (The Shins), Teething (Deftones), Would (Alice in Chains), Judgement Night (Biohazard & Onyx), Overblown (Mudhoney), Tonight is a Special Night (Gravediggaz & Tricky), Just Another Victim (Helmet & House of Pain), Naked Cousin (P.J. Harvey), Stuck in the Middle With You (Stealers Wheel), Blue Eyes (Cary Brothers), People Are Strange (Echo and the Bunnymen), Oh My God (Guns n' Roses), Chewbacca (Supernova), Twist and Shout (Backbeat Band), Hooked on a Feeling (Blue Swede), Long Hard Road Out of Hell (Marilyn Manson & Sneaker Pimps), Real Thing (Pearl Jam & Cypress Hill), Spider Man Theme (Michael Bublé), Waiting for Somebody (Paul Westerberg), The Man Comes Around (Johnny Cash).

ATENÇÃO: CONTÉM LINGUAGEM ADULTA. NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS.

Cheers!

T.

Dica do Igor #1 - Estreía Mundial e Arctic Monkeys no Cinema!

SIIIIM MESTRE!!!!

Depois de pouco relutar, eu, Igor, o assistente e apresentador do Carecast, atendi ao pedido do Dr. Careca, e começo aqui uma série de dicas e resenhas a serem publicadas periodicamente no Laboratório. E para a estréia, a dica é uma... estréia! : )

Amanhã, dia 14 de outubro, às 21h, o grupo britânico Arctic Monkeys invade a tela do cine Odeon, no Rio de Janeiro, com o filme-concerto Arctic Monkeys At The Apollo, show que encerrou a turnê de 2007 do disco "Favourite Worst Nightmare".

A iniciativa é bem bacana, e chega ao Brasil com exclusividade pela MOVIEMOBZ, um site de cinema para ficar atento.

Antes, para estrear um filme, exibi-lo por uma semana, seguindo a cartela tradicional, as distribuidoras tinham altos custos em relação às cópias em película. O que a MOVIEMOBZ quer, através do cinema digital, é ampliar o uso da sala de cinema, com filmes raros, alternativos, antigos, novos, exclusivos, shows, games, etc. A idéia é que as sessões sejam mais baratas também (o show do Arctic Monkeys sai a 10 conto inteira, 5 meia).

A exibição única no dia 14 acontece em sintonia com diversos países da Europa. Dia 29 de outubro haverá outra sessão para Austrália, Japão e diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Campinas, Jundiaí, Taubaté, Santos, São Vicente, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza.

Se a sua cidade ficou de fora, entre no MOVIEMOBZ e mobilize sua sessão.

Vi o show desta turnê dos Monkeys no TIM Festival do ano passado, e é impressionante a reação do público. As músicas funcionam tão bem ao vivo quanto no CD, todos hits garantidos na pista de dança. Pena que no dia eles foram um pouco britânicos demais e mal falaram com a platéia. Não incomodou a galera e não acho que vá incomodar no cinema. Levante, dance e mobilize. Os macacos árticos e o cinema digital sob demanda chegaram.

PS: Sente o agito neste vídeo do Youtube:



Tchau!

Igor

Critical Hit Entrevista Marcelo Cassaro!

Aye!

Semana passada o Grupo Critical Hit realizou a primeira de uma série de entrevistas ao vivo bem legais via chat. E pra inaugurar a iniciativa, nada melhor que o mito, o homem, a lenda, o ninja de boné, Marcelo Cassaro!

Acompanhei a parada toda cabo a rabo e o pessoal está de parabéns. O "evento" correu redondinho, sem tropeços e com perguntas bem interessantes (a maioria, claro, sobre 3D&T).

A minha parte favorita foi essa aqui:

Yargo - Cassaro, casa com a minha irmã pra virarmos parente? Se precisar de um escudeiro, me candidato. Ou de um mascote, quem sabe...

Marcelo Cassaro - Minha namorada chega daqui a pouco, acho que ela não concordaria.


Se você pensou o mesmo que eu pensei, a resposta é: sim, jogadores de RPG são estranhos (por mais que a gente sempre diga o contrário).

Para conferir o texto do chat na íntegra, basta clicar no link.

E aguardem, porque a próxima é com o super careca aqui...

Cheers!

T.

Uma Imagem ou Mil Palavras?

Hola!

Em seu post mais recente, o Rocha do Área Cinza me convocou para participar de um Meme - que é uma daquelas manias relâmpago da Internet, que eu não vou ter saco pra explicar - até que interessante. O lance é usar o Wordle para gerar uma nuvem de tags baseada nos textos do blog.

Como não custava nada tentar, encarei a brincadeira e consegui isso como resultado:

E pra continuar a coisa, convoco meu amigo Zuleba Jones, que teve seu blog divulgado por aqui não faz muito tempo.

Cheers!

T.

Saturday, October 11, 2008

Encontro Internacional de RPG 2008

Oy!

E continuamos a sequência de posts retardadamente atrasados.

Na época do EIRPG, a minha intenção era fazer um post falando a respeito e tal. Mas sei lá... achei que não tinha taaaanto assim pra falar, então fui adiando, adiando até desencanar. De qualquer modo, acabou ficando esse "buraco" no blog. Como sou adepto da filosofia do meu pai - que diz que pra quem não leu, jornal de ontem é novidade - vamos fazer de conta que nem faz tanto tempo assim que o evento rolou e enquanto isso eu escrevo o post, fechado?

O maior ponto positivo das últimas edições do EI tem sido o local. O Colégio Arquidiocesano tem a localização perfeita: ao lado do metrô e no meio da civilização. O espaço é amplo, o que infelizmente "esconde" algumas atrações e espalha demais o público, mas é mais benéfico do que prejudicial.

Metade da graça do evento morreu pra mim quando soube que a tradicional Mesa Redonda das Editoras iria acontecer dez da manhã. Na boa, no meu fuso horário, dez da manhã do sábado é madrugada forte. Nem a pau que eu ia levantar "cedo" desse jeito, por mais que fosse divertido participar. Acabei chegando depois da uma da tarde e tive que ouvir as "pérolas" da boca de quem compareceu. Aliás, esse ano a gente sequer conseguiu juntar o Trio Tormenta inteiro. Se me lembro bem, Rogério e Cassaro até foram ao evento, mas não no mesmo dia ou horário que eu (por falar nisso, faz muito tempo que a gente não se junta. Quando isso acontece o céu costuma ficar negro e os Dark Powers de Ravenloft se aproximam perigosamente do nosso plano). Ah, sim! Acabei não indo também no encontro de blogueiros, mas ouvi falar que foi bem legal.

Uma das grandes reclamações da galera no que diz respeito às edições anteriores era a falta de atrações que justificassem o preço do ingresso (que eu não sei qual era, já que autor com stand é VIP. Hohohoh!). Se vale a grana eu não sei, mas vi coisas bem legais rolando por lá: PS3 com Eye of Judgement, stand da Level Up, exposição de videogames antigos (ou seja, do meu tempo), entre outras atrações que ou não vi, ou não me lembro agora, meses depois. O que interessa de verdade é a busca da Devir/Terra Média por parceiros fora do circuito tradicional de RPG que, sejamos sinceros, mal tem dinheiro e(ou) disposição para investir além do (caro) stand. É uma grande iniciativa não só pela valorização do evento, mas também pelo intercâmbio de público.

A surpresa pra mim foi a ausência dos fãs de Vampiro. Nunca se viu um EI tão..tão...colorido. Vi poucos sobretudos negros circulando. Será que o reinado da White Wolf em terras brasileiras chegou ao fim? A grande quantidade de livros da série sendo oferecidos no Leilão de Jogos Usados diz que sim. A ótima qualidade da linha sucessora, Storytelling, diz que não. Vai ver a vampirada simplesmente descobriu que a vida, no fim das contas, não é um live-action.

No mais, aproveitei pra rever a galera de sempre e conhecer o pessoal da lista Área RPG. Depois do evento, consegui arrastar todo mundo para meu pub preferido, o O'Malleys, com direito a cerveja gringa, costela gigante e jogatina wireless no PSP.

Pra não ficar só no falatório, seguem algumas fotos memoráveis do evento:

vários stands, muita gente espalhada

o povo da Área na área

o honorável brasão da Mantícora

filhos de jogadores de D&D têm Carisma 18

já os de jogadores de Vampiro...

o passatempo preferido no EIRP: andar

D&D minis? Não, idiota! Warhammer!
(pelo menos eu acho!)


Yep! Super NES! Eu tive um desses...

lista de discussão ao vivo no O'Malleys

Thiago rói o último osso de um crítico de GURPS

(o resto ele guardou para seu cachorrinho "Steve")

Cheers!

T.

Projeto Aliança Negra!

Aloha!

Esse é um post que estou devendo faz mais ou menos um século e meio.

Minha vida como escritor, editor e usuário da Internet me ensinou uma coisa: projetos de pessoal de fórum dificilmente dão em alguma coisa. Nem sempre existe pessoal capacitado, e quando o pessoal existe é a organização que não funciona. Porque, em geral, tenta-se fazer alguma espécie de processo democrático para elaborar o material e - como aprendi com o Cassaro - democracia nessas horas não funciona: alguém tem que mandar.

Já faz um tempo, um povo do Fórum da Jambô decidiu fazer o que até hoje eu mesmo não consegui: elaborar um suplemento abordando a Aliança Negra dos Goblinóides e todo o continente de Lamnor. Baseado em tudo que disse ali em cima no segundo parágrafo, acabei "trucando" a idéia. E não é que eu errei?

O projeto não só deu certo, como deu origem ao netbook Projeto Aliança Negra.

O PDF tem mais de cem páginas de conteúdo diagramado seguindo o padrão dos livros de Tormenta, com ilustrações. Um feito digno de todos os elogios possíveis. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar na capa acima. Para conhecer o tópico do projeto no fórum, é só clicar aqui.

Por fim, nos basta dar os parabéns a todos os envolvidos! Como costumo dizer, uma das parte boas de fazer parte da equipe de Tormenta é que ninguém tem fãs como os nossos...

Cheers!

T.

Mais e Melhores Blogs!

Ho!

Depois de um período ausente para cumprir obrigações mais importantes (tipo...trabalhar um pouco), voltamos à programação normal para indicar dois ótimos blogs de amigos do Laboratório.

Rod Reis - Oh yeah! Estreía o blog do carismático Zuleba Jones, uma das estrelas do nosso Carecast! Aqui você vai poder acompanhar o trabalho do rapaz como colorista, saber mais sobre essa importante (porém pouco divulgada) arte e descobrir o ponto de vista ímpar de Mr. Reis sobre uma porção de assuntos.

André Freitas - Freitas é ilustrador, desenhista e hoje faz parte do conselho editorial da revista Front. O blog aborda desde o dia-a-dia de um artista tentando cumprir prazos até técnicas de ilustrações e amostras de trabalho.

Vale a pena dar uma conferida!

Cheers!

T.

Saturday, October 04, 2008

A "Exímia" Arte de Cortar Material?

Ahoy!

De vez em quando a gente tropeça com coisas que os outros dizem e se vê na obrigação de justificar. Hoje trombei com essa:

"Publicar livros de RPG no Brasil requer a exímia arte de 'cortar' material"

Ok. Deixa eu pensar...hmmm...er...não.

Normalmente quando se edita um livro, rola um planejamento antes. Primeiro você vê com a editora quantas páginas o livro poderá ter, com base em orçamento, preço final e outros detalhes. Sendo assim, planeja-se o número de capítulos e a quantidade de páginas de cada um.

Com isso na mão, calcula-se o número de caracteres por página. Desse modo eu posso passar para o colaborador qual a quantidade exata de texto que ele precisa me entregar. A regra sendo obedecida (e em geral ela é ou a gente enfia a cabeça do autor dentro de um barril de estrume de troll), não existe material excedente.

Lógico que cada um trabalha de um jeito, mas em mais de dez anos editando livros nunca tive que "cortar" nada. Portanto, a única arte que publicar ou editar livros de RPG (ou de qualquer outro tipo) no Brasil exige é o planejamento.

Cheers!

T.

Friday, October 03, 2008

Diário de uma Trilogia: Episódio 10

Hey!

E cá estamos de volta com mais uma edição especial do Diário de uma Trilogia. E chegou aquele que é um dos momentos mais legais da fase final de edição de um romance de Tormenta: a capa!

Normalmente artistas não gostam que divulguem seus esboços, preferindo tornar pública apenas a arte finalizada. Mas como o Greg é um cara muito legal, autorizou que a gente colocasse os esboços de "O Terceiro Deus" aqui no blog.

Babem, crianças:

.Capa e contra-capa...

...e o Dragão da Tormenta!

Eu achei foda (pra variar).

Não custa nada agradecer de novo ao meu amigo Greg Tocchini por ter conseguido abrir mais uma vez um espaço na sua agenda de trampos gringos pra fazer mais essa obra-de-arte pra gente.

Só quero ver isso finalizado!

Cheers!

T.

Manual 3D&T Alpha - Parcial 2

Oy!

Muita gente anda interessada em saber se a iniciativa da Jambô com o Manual 3D&T Alpha deu realmente certo ou se todo mundo acabou se enfiando em uma verdadeira roubada. Ao invés de especular, resolvi passar a bola para o Guilherme Dei Svaldi, um dos manda-chuvas da editora. Vejam o que ele acha:

"A essa altura, sendo você um visitante assíduo do blog do Careca, já deve estar careca (opa!) de saber que 3D&T está de volta. Deve saber, também, que o novo livro básico do jogo — o Manual 3D&T Alpha — vem com uma inovação (ou duas, se contarmos o formato “widescreen”): está sendo distribuído gratuitamente, em versão pdf.

O que você ainda não sabe é o resultado dessa história toda. Será que as idéias malucas de Marcelo Cassaro funcionaram novamente, ou será que dessa vez ele foi longe demais? Antes de dar a resposta, vou dizer que já espero idéias assim do Cassaro. Afinal, o cara é uma lenda no ramo, um homem sobre o qual circulam vários mitos. Aí vão dois, de exemplo:

1 – O Cassaro nunca escreve na internet;

2 – O Cassaro está sempre certo.

Agora, quanto ao resultado do livro. Ainda é cedo para dizer, mas já tivemos mais de 2.000 downloads, e mais de 110 vendas. E isso em apenas duas semanas!

Pelo que pudemos ver, as pessoas têm gostado do Alpha. E por que não? É um jogo rápido, simples e versátil. E, acima de tudo, divertido.

Ah, e quanto aos mitos a respeito de seu criador: o primeiro caiu por terra, pois o Cassaro foi visto postando aqui mesmo, no Laboratório, e também no fórum da Jambô e no Área Cinza. Quanto ao segundo... este ainda está para ser quebrado."

Pouco puxa-saco do Cassaro, o rapaz!:)

Só pra acrescentar, uma histórinha que o Gui esqueceu de contar: teve uma loja que ficou meio pé atrás com o livro e acabou pedindo apenas 10 cópias. Aconteceu que a parada esgotou em poucos dias os caras tiveram que pedir mais 25.

Moral da história: jamais duvide do poder do 3D&T!

Cheers!

T.

D&Diotas #5


Cheers!

T.

Thursday, October 02, 2008

D&Diotas #4


Cheers!

T.

3D&T em Portugal!

Salve!

Que no Brasil muita gente ama 3D&T (tá...tem os que odeiam também, mas pra esses a gente não liga) a gente sabe. Mas fora dele o fato ainda é o mistério.

Se o pessoal gostou a gente ainda não sabe, mas foi com imensa surpresa e satisfação que encontramos um post falando sobre o Manual 3D&T Alpha no Blogue de Jrmariano, um RPGista de Portugal! Aqui um trecho da pequena matéria:

"Tem ilustrações excelentes (no estilo japonês) e faz-me lembrar à primeira vista uma versão leve de GURPS e D&D. É focado mesmo para emular o estilo de animação e BD japonês com mechas, raparigas psíquicas e monstros de estimação. O design é funcional, está em versão landscape (para os vossos portáteis e monitores de pc) e tem 146 páginas."

O mesmo Jrmariano andou comentando no Área Cinza seu interesse em fazer um intercâmbio de informações sobre a situação do RPG no Brasil. Ou seja: não custa nada dar um pulo no site do rapaz e marcar nossa presença verde e amarela, não é mesmo?

Só resta saber o que diabos é uma "rapariga psíquica"...

Cheers!

T.

D&Diotas #3


Cheers!

T.
PS.essa porcaria vicia.

Wednesday, October 01, 2008

D&Diotas #2


Cheers!

T.